Como alguém que acompanha de perto os avanços na medicina, não posso deixar de compartilhar com vocês as notícias mais recentes e promissoras sobre o herpes genital. Este ano, 2023, trouxe consigo uma onda de progresso científico que pode mudar a forma como vemos e tratamos essa infecção viral persistente que nos atrapalha tanto.
Primeiramente, quero mencionar o vídeo do Dr. Keith Jerome, virologista do Fred Hutch, que, em reconhecimento ao Dia Nacional de Conscientização sobre o Herpes, compartilhou uma mensagem especial sobre a pesquisa em busca de uma cura para o herpes simples. A equipe do Dr. Jerome está na vanguarda, utilizando terapia genética para atacar o HSV, o vilão por trás do herpes labial e genital. Eles estão desenvolvendo uma enzima que corta o gene do herpes e se concentra nos aglomerados de nervos onde o vírus se esconde. É uma abordagem revolucionária que pode levar a tratamentos mais eficazes no futuro.
Coloquei uma transcrição do vídeo traduzida do que o Dr. Jerome fala no vídeo no final do post.
Além disso, o Plano Estratégico para Pesquisa do Herpes Simples 2023-2028 do NIH (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos) delineia uma abordagem abrangente para combater o HSV. Com quatro prioridades estratégicas, o plano visa melhorar o conhecimento fundamental da biologia do HSV, acelerar a pesquisa para melhorar o diagnóstico, aprimorar estratégias para tratar e curar o HSV e avançar a pesquisa para prevenir a infecção por HSV. É um documento que reflete a dedicação e o compromisso da comunidade científica em enfrentar essa doença de frente.
Este ano, mais do que nunca, há uma luz no fim do túnel para aqueles que vivem com herpes genital. Com a ciência avançando a passos largos, há esperança de que possamos ver uma mudança significativa na maneira como gerenciamos e, eventualmente, erradicamos esta condição.
Mantenham-se informados, apoiem a pesquisa e, acima de tudo, mantenham a esperança.
Abraços,
Eduardo Rosadarco.
Segue a transcrição do vídeo do Dr. Jerome:
“Olá, todos. Eu sou Keith Jerome. 13 de outubro é o Dia da Conscientização sobre o Herpes. Como muitos de vocês sabem, sou Professor no Fred Hutch em Seattle, e meu laboratório está trabalhando em busca de uma cura para as infecções pelo vírus herpes simplex. Eu queria aproveitar o Dia da Conscientização sobre o Herpes para dar a vocês uma rápida atualização sobre nosso trabalho, bem como uma atualização sobre o campo mais amplo do HSV e sua cura. Antes de começar, tenho que agradecer a muitos de vocês que apoiaram nosso trabalho de várias maneiras. Alguns contribuíram financeiramente, outros têm defendido nosso trabalho e apenas nos encorajando. Seja o que for que você tenha feito, muito obrigado. Para começar com nosso próprio trabalho, vocês podem saber que anteriormente usamos algo chamado edição de genes para entrar e realmente encontrar o vírus onde ele fica dormente ou escondido dentro dos nervos e do corpo. Na verdade, podemos destruí-lo lá. Não apenas controlar o vírus, mas realmente nos livrar da maior parte dele, na verdade, da grande maioria. Mostramos que não só reduzimos isso, mas isso reduz a quantidade de vírus que pode então despertar e sair, e chamamos isso de eliminação, na superfície do corpo.
Nós expandimos esse modelo ao longo do último ano com seu apoio e mostramos que fazer isso também reduz o número de recorrências clínicas e lesões nos sistemas de modelos, bem como a gravidade delas. Claramente, reduzir a carga viral com essa edição de genes realmente ajuda com os sintomas e a doença clínica em si. Estamos muito animados com isso. Também fizemos muito trabalho para realmente focar nossa terapia nas células onde o HSV vive e minimizar ao máximo a quantidade que é desperdiçada indo para outros lugares do corpo. Isso atraiu a atenção do NIH. Estamos muito animados com isso. Chegamos a um acordo com eles, que é o Instituto Federal de Pesquisa, para testar nossa terapia em suas instalações, o que é ótimo. É um laboratório maravilhoso com o qual estaremos trabalhando. À medida que avançamos para obter a aprovação regulatória para um ensaio clínico humano. Mostrar que nossa terapia funciona quando alguém mais a faz, não apenas em nosso laboratório, mas em outros, realmente vai ajudar com esse processo. Em termos do campo mais amplo, acho que há muita empolgação, coisas que são relevantes para a cura. Há alguns ensaios clínicos humanos e vacinas. Eles estão lá principalmente para prevenir novas infecções, mas também podem ter algum benefício para pessoas que vivem com o vírus.
Há alguns ensaios clínicos para edição de genes para Keratite por herpes, que são as complicações oculares que algumas pessoas têm. Se você se interessa por coisas desse tipo, vá para clinicaltrials.gov e você pode ler sobre diferentes ensaios clínicos para diferentes coisas. Você precisa fazer uma busca por HSV ou herpes, mas você pode encontrar coisas que possam ser do seu interesse lá. Houve uma reunião do NIH sobre tudo relacionado ao herpes, então diagnóstico, prevenção, tratamento, cura. Foi maravilhoso ouvir as pessoas do NIH falando sobre cura, mas devo dizer que ainda não há um esforço concertado em direção à cura do HSV, um esforço em toda a área como há para o HIV ou hepatite. Você tem que se manifestar. Você tem que defender isso. Você tem que dizer às pessoas no governo que isso é uma prioridade para tantos de nós. Precisamos de mais pessoas na área. Não pode ser apenas o meu laboratório e apenas alguns outros. Precisa ser muita gente. Só para concluir, há progresso, há esperança. Há muitas pessoas trabalhando duro em laboratórios tentando criar uma cura. Mas há mais a ser feito. Vai levar mais trabalho, e podemos fazer isso juntos.
Nossa equipe está trabalhando duro. Vocês também estão trabalhando duro. Muito obrigado por tudo o que vocês fizeram e tudo o que vão fazer daqui para frente. Vamos trazer uma cura para as infecções pelo vírus herpes simplex. Cuidem-se.”
Edu boa tarde! Alguma novidade sobre a vacina? Em uma das suas postagens vi um comentário de uma participante do blog que a vacina sairá em 2025 é verdade vc sabe de algo?
Oi Ninha,
Segue aqui um link de um pdf bem elaborado com informações atualizadas sobre as pesquisas de vacinas.
https://herpescureadvocacy.com/wp-content/uploads/2023/10/Herpes-Cure-Pipeline-3.0_10132023.pdf
Att,
Edu
Oi edu ,boa tarde!
Nao conseguir traduzir para português.
Vi que tem duas vacinas para expectativas de finalização uma 2024 e a outra 2025.
Seria muito te pedir para resumir esse pipeline?
Ou melhor
Falar sobre essas duas vacinas qur sao mais proximas de saírem por favor🙏
Gsk
E a outra rna da modernida
Te aguardo!
Obrigada!
Dá uma esperança pra gente
…
Oi Ninha.
Assim que eu tiver um tempo eu vou fazer uma atualização geral sobre isso.
Att,
Edu
Olá edu , descobri seu blog do nada também , parabéns pela dedicação de todo o conteúdo , vi o cronograma da vacina da moderna para 2028 no propio site deles , e fiquei sabendo pelo dr Omar lupi que a terceira fase da vacina da gsk , terá o brasil na fase de teste , ter pessoas participando que seja do Brasil vai ser muito bom , pois essas pessoas pode relatar pra nós , e no Instagram conversei com uma pessoa que está participando do estudo da biotech , já faz 8 meses que ela participa , e faz 3 semanas que ela falou que a próxima fase será com pessoas com hs2 e ninguém vai tomar placebo nessa fase , que é legal , pois essa vacina é a única pra prevenção, e pelo jeito tbm vai ser usada como terapêutica, abraços Edu 🙏🏻
Oi Felipe,
Bem legal essas notícias!
Vamos acompanhando o desenvolvimento.
Abs
Edu
oi, Eduardo! vindo por meio deste comentário que me sinti acolhida pelo o seu blog e essa publicação que me fez cair de paraquedas aqui.
descobri ontem, pela primeira vez, que tenho o vírus, passando por uma crise muito chata no momento. estou tão assustada com tudo que tenho tanto medo disso não melhorar hora nenhuma. mas já venho agradecer a sua presença ativa e online aqui na internet para que possamos criar esse ponto de acolhimento. com certeza investigarei mais o blog para poder me tranquilizar e anotar tudo que eu puder pra poder viver de boa com isso. obrigada por abrir esse espaço, de verdade.
Oi Mariana,
Seja bem vida por aqui e obrigado pelas palavras.
Espero que o Blog te ajude principalmente neste começo que é tão difícil quando agente descobre a doença.
Caso queira se aprender todas as coisas importantes de forma mais rápida e organizada eu sugiro sem compromisso o meu livro (e-book).
Qualquer coisa estou por aqui.
Desculpe a demora na resposta, eu estava viajando.
Att,
Eduardo Rosadarco.
Usa a pomada CURADOR feita de barbatimão e aroeira. Você encontra na Internet. As bolhas só duram 3 dias. Na crise você deve tomar aciclovir de 8 em 8 horas para o vírus não se replicar
Me encontro desesperada com essa doença, tentei me matar por causa disso , todo lugar q vou fala q isso n tem cura e entro em desespero…
Eu estava refletindo aqui e vejam se há alguma coerência: Para o hiv há uma Prep (Profilaxia Pré Exposição),ou seja, com o uso do medicamento, há uma proteção de 99% contra uma infecção, para o hsv não seria possível existir também? Visto que as duas são Ists virais… O medicamento para o hsv não evitaria infecções em pessoas que não têm o vírus? Ou mesmo evitar a contaminação em novas regiões do corpo?
Oi Santos,
Apesar de ambas estas doenças serem criadas por virus, eles são bem diferentes.
O vírus da aids ataca as células do sistema imune e o do herpes ataca as células da pele e mucaosas e se estabeleçe nos gânglios nervosos.
Por isso acho que o método de busca para uma vacina ou tratamento difere bastante.
Att,
Eduardo Rosadarco
Olá Edu, realmente uma boa notícia espero que chegue em breve a cura ,Edu eu estou com receio de estar com herpes genital ,porém eu nunca tive relação sexual ,mas sou portador da herpes labial ,estou tendo esse sintomas :vermelhidão,um leve incômodo como se a área ficasse mais gelada e dormente ,uma bem leve coceira ,e inchaço de algumas veias ,n tenho crtz pq n tem bolhas e a coceira que eu tenho na labial ,vou esperar mais uns dias sem aciclovir pra ver se foi só isso ou se “progride” para ter a certeza que é hg que eu espero q não.
Oi Ricardo.
Se os sintomas não passarem ou evoluirem para algo diferente, então é bom fazer uma consulta médica.
Att,
Eduardo Rosadarco
Qual médico eu vou ?,n teve mais nada além disso ,só que ainda tá vermelho
Oi Ricardo,
Você pode ir em um urologista ou infectologista ou dermatologista.
Att,
Edu
Se você não é circuncidado, isso pode ser algum fungo… Se for isso, mantenha a área bem seca. Pomada minancora costuma resolver…
Eu acredito que em uma década, pelo menos, teremos uma vacina ao menos terapêutica. Enquanto isso vamos torcer para que os medicamentos disponíveis no mercado sejam eficientes para combater as crises e que possamos fazer o uso de vitaminas que nos protejam!
Que Notícia boa Edu! Obrigada pela atualização. Deus no comando de tudo. A cura vem tenho fé peço todos os dias a Deus.🙏
Deus vai nos ajudar com essa cura
Que notícia maravilhosa!
Todos os dias rezo para este milagre acontecer e vejo que está cada vez mais próximo, graças a Deus e a muitos envolvidos em prol desta cura.
Como contribuir e acompanhar mais de perto, indo nestes links que passou, Edu?
Meu maior medo é a transmissão e, por este motivo, rezo todos os dias para que este vírus permaneça adormecido, além de me alimentar bem e cuidar da minha saúde mental.
Sempre recorri aos alimentos naturais, principalmente ao alho e cebola roxas, são itens obrigatórios e diários pra mim.
Recentemente comecei a fazer uso de Creatina e experimentando sachês de Whey (não gosto do gosto, vendo qual me adequo melhor) e me bateu a dúvida se não são compostos por arginina?
No mais, comprei também Inflaminus, Beauty Care e Bio Zinco também da Pura Vida, além dos tradicionais Omega 3 e Vit D3 + K2 em líquido. Sabe se tem alguma contraindicação? Pois não tenho crise alguma e tenho medo de “acordar” o vírus iniciando estas suplementações.
Obrigada hoje e sempre! 🙏🏻
Boa tarde Mari.
Também tomo vitamina D3 5000Ui e Zinco quelado 30g.
Teve uma época em que eu estava tomando creatina e Whey sempre após os exercícios. Não notei nenhum problema em relação a reativações.
Minha esposa sempre usa alho e cebola nos alimentos como tempero, e é ótimo para o sistema imune.
Na minha opinião é bom usar suplementos multivitamínicos e esses que comentamos, mas não acho que seja bom exagerar, ou misturar coisas demais.
Abraços,
Eduardo Rosadarco.
Como o Eduardo disse, use com moderação, talvez você nem precise disso tudo. Guarde os rins e fígado para os próximos anos!