O que é herpes genital?
Herpes genital é uma doença de pele sexualmente transmissível que pode ser causada por dois tipos de vírus do herpes simplex, o tipo 1 e o tipo 2.
A grande maioria das infecções por herpes genital são causadas pelo tipo 2 do vírus, e o tipo 1 é responsável pela quase totalidade dos casos de herpes oral (labial).
Porém, hoje em dia está crescendo o número de casos de herpes genital pelo tipo 1 devido ao aumento da prática de sexo oral. Quando uma pessoa que está com herpes labial, faz sexo oral em outra, pode transmitir o vírus tipo 1 para os genitais dela.
O herpes genital (assim como o herpes oral) é uma doença que causa recorrências para muitas pessoas. Isto é, o vírus que estava em um estado dormente, reativa de vez em quando e causa uma nova crise. A quantidade dessas crises varia muito de pessoa para pessoa, mas em média, costuma acontecer entre 3 a 4 vezes ao ano.
Quais são os sintomas do herpes genital?
Os sintomas mais comuns do herpes genital dependem do tipo de infecção que está acontecendo. Se for uma primeira infecção (infecção primária) quando você ainda não tem anticorpos estabelecidos, os efeitos costumam ser mais severos. Pode aparecer dor ao urinar, febre, corrimento vaginal, coceira, vermelhidão, dor de cabeça, e vesículas (bolhas) na pele.
Em uma recorrência do vírus, os sintomas costumam ser mais leves. Normalmente começa como uma coceira na pele, depois passa para uma vermelhidão, em seguida saem bolhas no local que cicatrizam e secam em torno de uma semana.
Algumas pessoas (como eu) sentem alguns sintomas antes de acontecer uma nova crise. Estes sintomas são chamados de pródromos e podem aparecer como sensações de sensibilidade na pele, formigamento, coceira ou “dor interna” e algumas vezes podem servir de aviso de que o vírus está reativando.
Porém os sintomas variam muito para cada um. Muitas pessoas, por algum motivo, não apresentam nenhum sintoma, ou eles são tão leves que elas os confundem com alguma outra coisa.
Por isso, cerca de 80% das pessoas que tem herpes genital não sabem.
Se você está com alguma dúvida se pode ter contraído herpes genital, certamente o primeiro passo é fazer uma consulta médica para obter um diagnóstico correto.
Como se transmite herpes genital?
A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST). Ela somente se transmite através de sexo vaginal, sexo anal, sexo oral normalmente por atrito (pele-pele ou pele-mucosa) ou compartilhamento direto de objetos ou brinquedos sexuais. Existe muita polêmica se o vírus pode ser transmitido em assentos de vasos sanitários, banheiras, piscinas, compartilhando roupas íntimas, toalhas, mas não existe nenhum caso confirmado no mundo de que isso seja verdade.
É claro que sempre é bom usar o bom senso pois podem existir casos extremos. Por exemplo, se depois do banho, você enxugar a área que está com uma crise e outra pessoa usar a mesma toalha, teoricamente é possível que tenha ficado algum vírus vivo no calor e umidade da toalha e assim pode existir risco de transmissão. Como também, compartilhar objetos e brinquedos sexuais com alguém que está infectado, pode ser muito perigoso.
O que muitas pessoas não sabem é que é possível transmitir o vírus mesmo sem estar com nenhum sintoma aparente. Isto se chama transmissão assintomática, mas tem uma chance pequena de ocorrer.
O básico para evitar o risco de transmissão, é nunca fazer sexo se você estiver sentindo os pródromos ou se estiver com algum sintoma aparente, e sempre usar preservativos nas relações entre as crises.
Está comprovado também que tomar antivirais supressivamente (todos os dias), pode reduzir em 50% o risco de transmissão.
Quais são os tratamentos para o Herpes Genital?
Infelizmente, até o momento não existe cura para o herpes genital nem para o herpes oral, mas existem muitas maneiras para tratar e controlar esta doença.
Depois que o vírus se estabelece no organismo (no gânglio sacral na base da coluna – no caso de herpes genital) ele nunca mais sai. Ele fica lá em estado latente (inativo) e de vez em quando se reativa e volta até a pele causando uma nova crise.
O tratamento convencional do herpes é feito com antivirais. Os antivirais não servem para curar a doença mas sim para tratá-la. Eles impedem a replicação do vírus e desta maneira ajudam o nosso próprio sistema imunológico a acabar com a infecção.
Você irá encontrar na internet diversos tratamentos alternativos, a maioria deles nunca foi testado corretamente e alguns podem até piorar a situação.
Se quiser tentar algum tratamento alternativo, procure sempre um médico antes, para saber a sua opinião. Nunca se automedique sozinho.
E fique longe de quem diz que tem a cura para esta doença. Muitos “esquemas” fraudulentos existem por aí somente para a captação do seu suado dinheiro. Se alguém realmente descobrisse a cura, ficaria instantaneamente famoso no mundo inteiro e os principais jornais e revistas do planeta colocariam essa descoberta na primeira página com certeza!
Muitas pesquisas estão sendo feitas para encontrar medicamentos mais eficazes e principalmente uma vacina contra este vírus. Estamos aguardando e torcendo por um avanço nesta área.
Quais problemas emocionais o herpes genital causa?
Eu noto que aqui no Brasil são poucos os sites que falam alguma coisa sobre os problemas emocionais que aparecem quando você descobre que pegou esta doença.
Na minha opinião, o sofrimento emocional que o herpes genital causa pode até ser muito maior do que o problema de pele que ele realmente apresenta.
O herpes genital não é somente um problema físico, mas sim, é também um problema emocional e dos relacionamentos pessoais, pois um grande medo que surge é o “medo de rejeição”.
É muito comum causar tristeza profunda, confusão, raiva, culpa, arrependimento, baixa autoestima, vergonha, constrangimento, medo e até depressão em algumas pessoas. Eu mesmo sei disso porque já estive lá.
Algumas pessoas se isolam de novos relacionamentos, mudam seu estilo de vida, ficam desmotivadas e desenvolvem frustrações sexuais.
Eu acho que é um problema sério e deveria ser acompanhado com mais cuidado pelos profissionais da área médica pois causam grande sofrimento nos pacientes que contraem este vírus, principalmente no início.
Ninguém está preparado para receber a notícia de que pegou herpes genital e geralmente possuem pouca informação sobre esta doença. E é nessa hora que pensamentos errados começam a surgir e causar desespero. Alguns destes pensamentos como por exemplo, “achar que agora é inferior por ter esta doença”, são verdadeiras Armadilhas Mentais e podem levar a um ciclo persistente de sofrimento emocional que pode demorar para desaparecer.
Por Eduardo Rosadarco
Aprenda o caminho validado para resolver todos os problemas que a Herpes genital está causando, com estratégias reais para superar as crises recorrentes e o sofrimento emocional.
Gente do céu, quantos comentários a respeito dessa doença, eu também me sinto assim como vcs, eu levava uma vida normal, estava bem profissionalmente , estava feliz da vida, nunca havia feito sexo ,ano passado com 23 anos resolvi ter minha primeira vez com o primeiro namorado, aconteceu 1 vez sexo sem camisinha e já peguei, depois que peguei o vírus dele, ele ainda me abandonou, tive que pagar todo o meu tratamento sozinha, nem falei pra ninguém com o medo do preconceito de ter uma doença sexualmente transmissível. Depois desse acontecimento perdi a motivação de viver, de conquistar meus sonhos, me senti destruída, imagine aí pra uma menina que esperou tanto pra ter a primeira vez e depois pegar um doença dessas , doi no fundo da alma.
Não sofra tanto . Muita gente tem essa doença e muito provavelmente você vai encontrar alguém que te aceite .
Para mulheres acho mais fácil encontrar um homem que a aceite porque as consequências são menos graves em homens .
Esqueça o passado , levante a cabeça e siga! Eu peguei e hoje tenho dificuldade em me relacionar , mas vamos vencer sim . É questão de como enfrentar essa realidade. Abraço.
También me sinto assim, so, desanimada até para consegui r um emprego e etc namorar nao mais so arrumei homem galinha e traidor que sempre quiz sexo sem pritecao e me desvalorindo e nunca me assumirarm de levar para o altar nunca me deram nada filho uma familia casa, e nunca me deram uma flor, nada sempre tice que batalhar para trabalhar me sustentar, ser humilhada na parentela e etc ate em namora com ficantez porque nunca nem me levarsm para conhecer suaz familias e até fui enganada com homem solteiro que nubca me dissseram que me amacam e casado, mentibdo pra mim que era solteiro e hoje nao sei quem me contagiou depois de anos em crise terrivel fui descobrir com um medica de pronto socorro estar doente com ferida na boca e coceiras na regiao 8ntima fedor, e sangramentos de hemorragia, e ate em baixo da lingua bolinhas ba garganta quase sempre me axfixiando fedebdo o nariz fe hando sensacao de morte o coracao mal, hipertensao, dented cariando e fixando moles e quebrando! A vagiba como se estivesse podre e o anus e com coceiras, e como lecar uma vida normal com esses sintomas e a noticia e que nao tem cura, e sempre ouvindo desses ficantes que bubca iam me assumir porque tinham uma outra e para casar sempre abandonada, e a niticia e que tem uma vacina mas e de alto custo e que emcasa mundo os parebtes sabem o que e o acickovir e as pessoas mandando vc lecar umavida normal! E fora quem também pega um cancer e aids Deus amado e como abrir sim um buraco e se enfiar agora cade o engracadinho que fez issocom vc e nao te assumiu te culpou como se vc fosse uma put e culpada pro resto da vida, e so abandonada e tendo que ver todo mundo vai do seu medico ao parebte etc que cc é um leproso@!.
Oi, também tenho 23 anos! não fica assim Eu tenho esse vírus, peguei tem 2 anos e estou me adaptando a isso, tenho uma namorada ela me aceitou do jeito que estou hoje!
Cuido muito da nossa relação para que ela não adquirir o vírus… Tenho certeza que você vai encontrar alguém assim, fica em paz.
Esse vírus me ensinou muitas coisas, a lidar com o estresse no dia a dia e me importar mais comigo, cuidar da minha saúde. Eu fiquei abalado por um tempo mais ergui a cabeça estou seguindo em frente, esse vírus Eu aprendi a gostar dele sabe, sei que é complicado de entender mais me ensinou a ver tudo diferente hoje! Boa sorte tudo de bom em sua vida!
Oi Leonardo.
Legal seu comentário!
Esse efeito qe você descreveu também aconteceu comigo, de forma semelhante, como comento no meu livro.
Att,
Eduardo Rosadarco.
Peguei esse vírus com 18 anos com meu primeiro parceiro sexual eu estou completamente acabada só sei chorar e me culpar.
Olá,
Eu peguei esse vírus recentemente, minhas lesões estão em carne viva, isso é comum ?
Já fui ao médico é estou tomando Penvir, já estou a quase 20 dias com essas lesões e não cicatrizam, isso está me deixando muito depressivo e triste.
Já fiz todos os testes de outras DST e deram todos negativos.
Oi Alex,
Isso é comum. As bolhas estouram e ficam em “carne viva” por um tempo até cicatrizar.
Principalmente na primeira crise, que costuma ser bem mais forte, pois o nosso sistema imune ainda está se adaptando e criando anticorpos.
Continue com o antiviral.
Espero que vc se recupere logo.
Att
Eduardo Rosadarco.
Quando eu tive minha primeira crise fiquei tomada pelas bolas em toda a parte genital e anal. Não lembro ao certo quanto tempo tomei remédios, mas como o médico informou uma crise bacteriana tomei somente antibióticos e demorou muito pra secar. Depois que fiz o exame e descobri do que se tratava, quase sempre que a crise quer vim eu tomo o Aciclovir, mas uma ginecologista me falou que tomando ele ou não a crise dura em cerca de 7 dias.
No HIV eles sabem que o virus esta indetectavel nao transmite. Com o da herpes é possivel saber? A taxa se virus circulante esta baixa? Alguns medicos dizem q a transmissao é bem baixa sem lesao?
Alguém q passou por um medico sabe me responder?
Gostaria d saber qual risvo de ttansmissao usando supressivo e camisinha? 2x dia 400mg aciclovir.
Tive crise ha 2 anos, maz prefiri iniciar a supressap por medo. Nsssa situavao posso fslar de risco quase zero?
Se eu estiver com uma crise de herpes e fazer sexo, demora mais tempo para cicatrizar isso procede?
Oi Roger,
Sim vai demorar mais para sarar porque o atrito vai machucar as lesões.
Mas o mais perigoso é que o risco de transmissão é extremamente alto mesmo se usar preservativo nesse caso.
Portanto ninguém jamais deve fazer sexo se estiver com qualquer sintoma de herpes genital.
Att,
Edu
Quanto tempo o vírus pode ficar dormente? Entre uma crise e outra? Digo isso pq tenho 10 anos de casamento com parceira fixa e recentemente ela apareceu com herpes genital. Fizemos exames e ela deu positivo pro herpes tipo 2 e o meu exame deu negativo!! Não sei como proceder.
Rapaz, o herpes demora pelo menos uns 2 anos no máximo seu período de incubação até aparecerem as primeiras crises, depois da primeira sua vida vira um inferno!! É bom verificar isso aí mano!! Sem querer ser pessimista ou dar pitaco
Olá,
Não é bem assim. Não existe período certo de incubação. Na medida que o vírus se estabelece no gânglio, ele pode reativar por diversos fatores diferentes. E isso varia muito de pessoa para pessoa.
Uma pessoa pode se infectar hoje e logo ter a primeira crises no outro dia, e outra pode levar mais tempo para aparecer as recorrências, ou até pode nem aparecer.
Att,
Eduardo Rosadarco
Ter que ficar fazendo “vistoria” no meu órgão genital antes de ter sexo pra ver se não tem alguma bolha pra mim não é vida normal.
Totalmente broxante ter que fazer isso.
Ter herpes pra mim é o mesmo que ter Aids, pois ambos os casos tem que ficar tomando ou tomar em algum momento da vida antiviral
Vida com herpes pra mim não é vida, muito menos “vida normal”..
Normal pra mim era quando eu não tinha essa doença horrível.
Espero que o imbecil podre que me infectou morra com o pênis e o ânus totalmente infestados com essa praga.
Quanto ódio no coração.. não pense assim.. ele também pegou de alguém.. isso é apenas uma doença de pele.. nada mais! Mais de 50% da população tem essa doença.. outra coisa.. vc só passa se tiver a lesão.. tive longos relacionamentos e nunca passei nada pra ninguém.. minhas recorrências em média ocorrem 1 vez a cada 1 ou 2 anos.. sara em 5, 6 dias e acabou.. tome lisina uma vez por dia que melhorará muito sua imunidade.. abco é fique bem!
Oi thiago. Como vc lida com o sexo casual? Sem lesoes e camisinha apenas? Faz tratamento supressivo? Como lidar cm o medo de transmitir a alguem? As suas parceiras foram testadas antes do sexo ou so n apresentaram lesoes?
Dada.. eu lido com minha vida sexual absolutamente como qualquer outra pessoa que não tem herpes.. como disse, isso é apenas uma doença de pele.. assim como a herpes bucal.. a grande maioria das vezes que a herpes aparece é por conta de humanidade baixa causada por stress.. confesso que a frequência é muito baixa.. já fiquei 4 anos sem ter uma lesão sequer.. fui ter agora por conta de um período muito longo de estudos que me ocasionaram noites de sono curtas e stress.. preocupado em ter outra crise novamente, comecei a tomar lisina todos os dias a noite.. não tive mais lesões.. outra coisa muito importante é com relação à atividade física.. fundamental pra manutenção de uma boa imunidade.. o herpes, em 99% dos casos, te avisa quando vai aparecer.. geralmente me dá uma dor de friagem na pele da região da virilia ou barriga.. é batata.. logo, já evito contato sexual.. vc só transmite se houver lesão! As bolinhas.. então, durante a crise, tenha relação.. simples assim.. embora as lesão sumam em 5 dias (passo pomada penvir durante estes dias) eu procuro não ter relação por uns 7, 8 dias.. outra coisa, eu não saio falando pra todo mundo que tenho herpes tipo 2.. ou seja, é um sexo casual? Não tem Sentido vc falar.. óbvio que vc não vai transar se tiver lesão ou com sintomas de que a crise ocorrerá.. agora, se eu for ter um relacionamento sério, com o tempo vc irá contar.. com calma, de maneira que ela entenda que isso é apenas uma doença de pele assim como o herpes de boca é que dá mesma forma que vc não vai beijar alguém com herpes , vc tbem não vai transar com herpes tipo 2 durante a crise.. resumindo, levo uma vida sexual extremamente normal importante em todas as relações usar preservativo para vc se proteger de outras doenças, porém num relacionamento sério, transo sim sem camisinha.. sem neura alguma! Meu urologista me disse desde a primeira vez que descobri a doença.. sem neuras!! Só transmite se tiver lesão.. leve sua vida normalmente e procure levar essa doença de forma leve e tranquila.. 50%da população tem esse vírus.. espero te-la ajudado..
Oi Thiago, qual seu e-mail? Gostei muito da sua visão, queria poder trocar uma ideia com vc.
Ps- desculpe pelo português errado.. não revisei o texto.. kkkk
Obrigada pela resposta. Penso como vc… O risco é bem baixo qdo n há crise ou prodomos…Bjos
Tiago, provavelmente você tem o tipo 1 pois o tipo 2 são pruridos atrás de pruridos, bolhas atrás de bolhas,lesão atrás de lesão. já sofri mto e chorei por conta disso. Hj não tenho mais crises por conta de um remédio que eu mesmo desenvolvi. Só aparecem um ou duas bolhas no meu coxiquis, na base da coluna perto do bumbum kkkkk
qual o remédio ?
QUAL FOI ESTE REMÉDIO QUE VC DESENVOLVEU? TENHO NO GENITAL. DESDE JÁ AGRADEÇO
sinto o msm . isso n e vida eu estou sobrevivendo apenas com essa doença ,oq mais me doi e q n tem cura e cm apenas 16 anos tenho a doença e de saber q vo passa a vida td cm ela…
Edu, eu estou fazendo tratamento de supressão a 7 meses e pela primeira vez estou sentindo só os podromes sem ter crise, aliás só ardência será que é pq o vírus está enfraquecendo e ele vai me dar paz a ponto de não ser tãoooo recorrente esse último ano? Estou desesperada não aguento mais essa tortura dessa doença … perdi a vontade de viver…
OI Valentina.
Acho que sim.
Eu sei como é ter uma crise atrás da outra. Acaba com agente.
Mas posso te dizer que são fazes. Tive épocas que o vírus reativava toda hora e outras em que ficava meses sem aparecer.
Muito tem a ver com nosso sistema imune e também nosso estado psicológico porque acredito que as duas coisas estão interligadas.
Espero que vc fique bem.
Abs
Acabei de ir aí médico novamente, e está tudo certo com o meu sistema imunológico mas sou muito estressada e ansiosa e então agora vamos tratar isso … obrigada Edu vc é ótimo sou sua fã
Obrigado!
Abraços
Edu só mais uma coisa, me falaram que quando a pessoa para com o supressivo pode ter crises mto fortes, isso é vdd ? Pq o vírus não cria resistência ao remédio né ?
Não vai criar resistência nem aumentar a força das crises quando parar de tomar.
Boa noite eu estou com herpes genital estão frequentes queria algum remédio que ajuda a aliviar um pouco os sintomas
Oi Sirlande,
O tratamento convencional da herpes genital é feito com antivirais como o aciclovir.
Se estiver tendo muitas crises, pode ser recomendado tomar todos os dias de forma supressiva, mas também ajuda se tomado durante a crise para diminuir os sintomas e duração.
Recomendo muito que você consulte um médico para que ele possa verificar seu caso específico.
Se você quiser aprender tudo sobre herpes genital (o que é muito importante para quem tem esta doença), recomendo o meu livro (e-book). Tem muita informação sobre como evitar a transmissão e alternativas de tratamentos, que irão em conjunto ajudar a controlar esse vírus tanto na parte física como na psicológica.
Atenciosamente,
Eduardo Rosadarco.
FITOTERÁPICO que está dando certo para mim!
Olá pessoal!
Estou passando apenas para dividir uma experiência positiva que estou tendo com o fitoterápico cúrcuma (açafrão da terra).
Por indicação médica, passei a usar a cúrcuma para tratar inflamação e dor nas articulações dos dedos – o objetivo era só esse.
Bom, foi a minha experiência e quero dividir, além do efeito esperado (tratar inflamação e dor nas articulações) percebi uma significativa melhora em relação as recorrências do herpes 2 – ficaram bem mais espaçadas e basicamente quase que apenas pródomos.
No início não associei, mas quando coloquei para pesquisar os supostos benefícios da cúrcuma, verifiquei que haviam vários sendo estudados e com pesquisas avançadas. Entre diversas pesquisas, para diversas doenças, lá estava uma que dizia combater o herpes 2.
Gente! Aqui tentando repassar uma experiência pessoal, mas não tenho certeza se realmente a minha melhora teve correlação com o uso da cúrcuma.
Pesquisem, e se possível informa por aqui.
Boa tarde Eduardo, muitos anos atrás descobrir seu blog, me ajudou muito, vc ainda tem recorrentes lesões? Como dono do blog gostaria de fazer um teste com vc com o meu produto. É totalmente natural!! Te garanto que funciona melhor que valaciclovir .se puder responder ficarei grato
Olá,
Hoje em dia tenho somente uma crise no ano. Não tenho interesse, Son.
Se você quer testar a eficácia de algum produto natural deveria entrar em contato com a Farmácia Viva.
Infelizmente somente a sua experiência não vale como prova de eficácia.
Tem pessoas em que o vírus simplesmente para de reativar depois de um tempo por causa do sistema imune.
E você mesmo falou que em outro post que ainda aparece mas em outro lugar, o que mostra que o vírus ainda está presente e se reativando.
Eu gostaria que fosse mais simples, mas esse vírus é bem complicado de avaliar justamente por causa da variação de efeito que ele causa nas pessoas.
Att,
Eduardo Rosadarco
Olá.
Tenho um relacionamento de 5 anos, sou casada recentemente. Nesses 5 anos meu esposo nem eu nunca apresentamos sintomas algum. Há mais ou menos 1 mês meu esposo apresentou umas vesículas não sabíamos o que era, tivemos relação, logo após as vesículas do meu esposo se tornou úlceras. Em torno de uma semana encontrei na minha parte íntima uma úlcera, pesquisei e indicava herpes, não consegui ir ao médico pois moro no interior e os médicos como ginecologista e infectologista se encontra em outras cidades. Então nessa pesquisa vi sobre o aciclovir, é errado se alto medicar? Sim, é. Mas foi minha alternativa. Tanto eu quanto meu esposo tomamos o aciclovir por indicação do farmacêutico e tbm passamos a pomada. A do meu esposo não voltou e a minha reapareceu tem mais ou menos 3 dias. Eu estou sem chão, vou marcar uma consulta e pedir exames. Não tive sintomas nenhum, apenas apareceu as feridas, o que posso dizer é que elas coçam. Contudo nessa segunda vez passei uns dias sentindo uns comichões na parte íntima, porém logo após o primeiro trato me veio uma crise de candidíase então imaginei que seria isso. Mas lendo os comentários aqui se trata de um dos sintomas da herpes né. Eu só sei chorar, não consegui comer desde que reapareceu. Estou passando agora aciclovir e óleo de rícino.