Vacina do Professor Ian Frazer para Herpes Genital se mostra segura em passar pelos primeiros ensaios com Humanos

Para quem não o conhece, o Professor Ian Fraser (Australian of the Year 2006) é o inventor da vacina Gardasil contra o vírus HPV que causa o câncer cervical.

Ele e sua equipe estão pesquisando uma vacina contra o vírus da herpes genital que mostrou resultados “encorajadores” no estudo completado ano passado com 20 pessoas saudáveis, onde cada uma recebeu 3 doses.

Os pesquisadores encontraram forte evidência de que a vacina estimulou o sistema imune (células T) dos participantes e ao mesmo tempo se mostrou segura  sem apresentar grandes efeitos colaterais.

A vacina foi projetada para prevenir a transmissão do vírus da herpes simples em pessoas que nunca foram expostas, assim como para agir como tratamento para aqueles já infectados.

Aqui está  o artigo e a entrevista em vídeo ( em inglês) 

É bom saber que existem cientistas do calibre do Professor Ian Frazer trabalhando em uma cura para o vírus da herpes genital!

Abraço a todos

Edu R.

 

356 comentários

  1. Ola a todos os amigos.
    bom pessoal, nós estamos nessa luta, desanimamos, caímos na tristeza, voltamos a vida normal com alegria, enfim, quando será que acabará nossa angústia. À 8 meses tenho herpes e com pouco tempo pensei nas pessoas que convivem à anos com isso e que logo que descobriram a doença pensavam numa cura breve. Tenho pouca experiência com esse maldito vírus e, principalmente na vida, pois tenho apenas 26 anos. francamente pessoal, sei que nao devemos nunca perder a esperança, mas seria pessimismo de minha parte dizer que não teremos cura, ou que já temos, porém nunca deixarão vir a tona… Pessoal, sou noivo e contraí num período de afastamento da minha noiva. Estou prestes a casar e ela não quer acreditar que isso aconteceu comigo. Imaginem vocês, o poder dobrado com que esse maldito está atingindo meu psicológico, e assim, acarretando crises frequentes, já que pelo que vi e percebi em momentos de minhaS criseS, é um fator absolutamente primordial manter o controle emocional. Por favor, comentem esse post… aliás, Edu você já leu muitos elogios como ja vi em alguns posts, vejo e reforço, você está de parabéns. QUE DEUS SEMPRE LHE ABENÇOE!!

    1. Obrigado Fred!
      É verdade o fator emocional influencia muito, mas muito mesmo. Confirmo isso por experiência própria ao logo destes anos.
      Eu não sei se uma cura definitiva chegará em breve, mas vc pode ter certeza de que uma vacina é bem possível sim.
      Talvez essa vacina não cure os já infectados, mas evite de transmitir para o parceiro ou diminua bastante a frequência das crises em quem tem, então vamos nos manter firmes e acreditar.
      Por enquanto vamos fazendo tudo o que está em nosso alcance para se adaptar a isso e manter a nossa qualidade de vida e sermos felizes… sem deixar esse vírus nos “roubar” mais tempo e oportunidades nas nossas vidas.
      Um grande abraço,
      Eduardo Rosadarco.

    2. Fred,

      Não é fácil , você não acredita que algo assim aconteceu com você, passei e ainda estou passando por isso. Mas oq me deixa um pouco melhor é quando você percebe que existe coisa muito pior que isso. Eu sempre falo aqui sobre o HIV, imagina ? aí sim acredito ser um problema. Herpes é uma doença de pele,
      que não causa problema nenhum no seu corpo, somente impacto no emocional, eu diria um enorme impacto…
      Então vamos agradecer a Deus pq não pegamos coisa pior, e SEMPRE usar camisinha. Você imagina a quantidade de pessoas que tem Herpes? É enorme, pois mesmo usando camisinha você pode pegar, só nessa informação você imagina a quantidade de pessoas que podem ter.

      Força, tudo vai dar certo.

  2. Edu e Liz muito obrigado pelas informação tou absorvendo tudo de bom sobre combater as recidivas desse vírus.
    aos poucos tou me acostumando psicologicamente.
    Meu maior medo é transmitir para alguem, por isso me afasto das meninas que tentam se aproximar de mim mais aos poucos minha mente ta mudando .

    1. olá, sei como se sente! É difícil… vc tinha tudo e de repente… não consigo me relacionar com ninguem… já me falaram não é obrigado dizer e que tenho tantas qualidades, mas não acho justo deixar alguem gostar de mim pra depois contar! Mas tbm não tenho coragem de contar logo! Acho que tenho medo de me decepcionar, me machucar… Força e coragem pra vc! e-mail ivinadina@hotmail.com

      1. Caramba Nadi…
        Falou o que eu sinto…não dá pra você contar pra alguém assim de cara, mas também se deixar envolver com alguém pra contar depois é barra!!
        Não me acho no direito disso também…=(

      2. è Nadi como por enquanto não tenho coragem de dizer a ninguém, eu evito qualquer aproximação, a não ser na amizade. Pelo fato de eu ter apenas 21 anos , minha cabeça não se conforma com essa situação.

  3. Ola Elder, então eu não lembro o preço exato da L Lisina, mas comprei 120 comprimidos de 500 mg, acho q paguei 70 $.
    Eu compro o aciclovir sem receita, entro na farmácia e peço o produto, costuma ficar pronto em 24 hrs apos o pedido.
    Estou tomando o medicamento a 6 meses, não digo que foi 100% de eficacia pq nesse período a doença apareceu 4 x (muito leve). Hj depois da diária auto-averiguação descobri um novo surto com micro bolhas, este que creio eu em 2 dias estará cicatrizado, pois como disse esta aparecendo muito leve.
    Bom para quem tinha quase toda semana , esta sendo um alivio.

    Valeu, espero que você melhore.

    1. Ricardo,

      qual o nome da farmácia de manipulação que você compra?
      aqui eu não consigo fazer o aciclovir sem receita. E NÃO adianta pq a minha
      médica não passa a receita de jeito nenhum. Pq minhas enzimas do figado deram alteradas, ela acredita que seja pelo uso aciclovir.

  4. Ola Edu, acompanho seu site desde que me infectei pelo virou 3 meses atrás.
    Vamos lah com a minha Historia, eu tinha terminado com minha ex, quando eu tive uma recaída 2 meses depois de ter terminado, no dia eu fui imprudente, pq tinha camisinha na carteira e confiei nela perguntando se ela tinha se relacionado com alguém sem preservativo no período em que estávamos separados, ela disse que não , ai não usei preservativo confiando nos velhos tempos e me dei mal, durante a relação ela reclamou de uma assadura, continuou um pouco e eu interrompi. acho que ela estava na fase ativa e primaria do vírus. 3 dias depois logo quando eu fiquei desempregado, no dia seguinte notei as bolhas foi meu primeiro surto, uma dor horrível e varias bolhas no corpo do pênis. Fiquei desesperado olhei na internet vi que se tratava de herpes pelo fácil diagnostico, comprei aciclovir imediatamente e fui no medico do SUS ,uma semana depois , esses médicos desorientado garantiu que eu só teria crises de vez em quando, e fiz meus outros exames de DST,s graças a Deus tudo negativo fiz os exames depois de um mês para não correr o risco de falso negativo.
    Porem nesses 3 meses de infecção, eu tive mais crises que o normal jah tive 9 crises inclusive tou recuperando de uma e jah tou percebendo que esta vindo outra, minhas crises não tem prodome , as bolhas surgem do nada sem sintomas nenhum, o máximo de dia que conseguir ficar sem crise foi 12 dias, tou fazendo o uso de 500 mg de Lisina por dia, e me encontro desempregado pra ficar gastando dinheiro com antivirais que aqui são caros custa em media 38,00 a caixa , ai tou fazendo uso de lisina a uma semana mesmo assim eu tive crise. não sei dizer se minha imunidade está baixa eu axo que não , eu dificilmente fico gripado, dificilmente pego virose me alimento bem, faço uso de vitaminas mesmo assim nao consigo resolver esse problema que está me consumindo bastante, no lado emocional desses 3 meses não deixo nenhuma menina se aproximar de mim, a não ser na amizade. estou para começar a trabalhar , infelizmente eu sou eletricista de rede, e tenho que trabalhar exposto a sol , tou vendo que isso vai me fazer piorar e num posso fazer nada pq não posso ficar desempregado.
    Eu acho que meu caso é diferente de todos aqui pq trata de uma crise em cada 10 dias. ai queria um pouco de sua experiência Edu. Se você pode me ajudar em algum tratamento, assim que eu começar a trabalhar vou comprar seu livro, que tou muito curioso pra ler, esqueci de falar que minhas lesões apresenta cicatriz e é incomodo ver todos os dias ,as cicatris da primeira crise e segunda que foram maiores sumiram pq eu tava passando óleo de rosa mosqueta. mais as outras em diante tão tudo amostra. Não que eu não queira esconder de ninguém que sou portador da doença e sim pra me fazer esquecer um pouco dessa doença que eu acho que quanto mais eu penso mais crise eu tenho. sei lah.
    Abraços Edu e todos os integrantes do blog.

    1. oi Elder,

      Bom o que eu posso te dizer é o seguinte…
      -Para algumas pessoas é comum que o vírus se reative frequentemente nos primeiros meses de infecção. Mas a tendência é diminuir com o tempo.
      -Trabalhar no sol não vai ser problema para vc em relação a herpes genital porque não estará incidindo diretamente sobre a pele.
      Olhe… se vc está com crises frequentes, o melhor seria vc tomar o aciclovir de forma supressiva,
      mas se vc não pode, tente cuidar da alimentação, dormir bem, evitar o stress emocional, evite cigarro e bebidas alcoólicas e alimentos com muita arginina.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco

      1. Vlw pelas Dicas Edu.
        E a propósito grande trabalho este seu de informar e confortar pessoas que jah sofreram do seu caso.
        eu não fumo, mais bebo moderadamente vamos dizer que duas vezes por mês.
        tou fazendo a uma semana o uso de Lisina. 500mg por dia. vou começar o tratamento supressivo de aciclovir mais qual é a dosagem ideal.

      2. E ai Elder Beleza?, então eu passei pela mesma coisa, nos primeiros 6 meses tinha recaída quase toda semana, me alimentava bem, praticava exercícios e mesmo assim aparecia a herpes, até q um dia comecei a usar aciclovir, ja na primeira ação fiquei 6 meses sem nenhuma crise. Eu compro aciclovir manipulado, aqui onde moro no sai 60 (400 mg) comprimidos por 38 $, estou tomando quando acordo e quando vou dormir

        Ao acordar 1 comprimido Aciclovir (400 mg)
        4 comprimidos L Lisina (500 mg cada)
        1 comprimido complexo B

        Ao dormir 1 comprimido Aciclovir (400 mg)
        2 comprimidos L Lisina (500 mg)

        Esta me ajudando e espero que te ajude.

        1. Vlw Ricardo pela dica, mais vc compra com receita ou sem , pq eu quase briguei com a medica pedindo uma receita e ela num me deu, eu tou fazendo o uso de L lisina 500 mg 1 comprido de manha e 1 a noite, comecei semana passada mesmo assim tive as crises, vou ver se consigo comprar na farmacia manipulada o aciclovir pra ver se consigo comprar essa quantidade por esse mesmo valor.
          e vc ta comprando a lisina 500 mg por quanto na farmacia manipulada , eu comprei por 46 reias 60 comprimidos 500 mg.
          Vlw pela Ajuda.

      3. Oi Elder

        Fica calmo, tudo vai melhorar. Eu também fui infectada há pouco tempo,
        3 meses com o vírus. Só melhorei com o tratamentos supressivo, até agora não tive mais nada. Minhas recorrências eram semanais, uma loucura. Atualmente
        está uma maravilha. Mas ainda tenho que analisar um pouco, pq comecei recentemente o tratamento supressivo.
        Outra coisa, a quantidade que você está tomando de Lisina deve ser aumentada, ok? Tenta tomar 2 comprimidos de 500 mg. Após pesquisas sobre a doença eu percebi que a quantidade de Lisina recomendada é de 1000 mg.

        Abs

      4. Elder,

        Corrigindo, pq escrevi errado. Durante as recorrências a quantidade de Lisina pode ser maior. Um exemplo é o tratamento que Ricardo está fazendo.
        Mas eu quero deixar uma informação para você, eu ainda não estou fazendo o uso da Lisina, vou começar próxima semana, e mesmo assim não tive mais recorrências com o aciclovir. Não tem jeito, tem que usar ele se as suas recorrências são constantes.

      5. Ola Elder, então eu não lembro o preço exato da L Lisina, mas comprei 120 comprimidos de 500 mg, acho q paguei 70 $.
        Eu compro o aciclovir sem receita, entro na farmácia e peço o produto, costuma ficar pronto em 24 hrs apos o pedido.
        Estou tomando o medicamento a 6 meses, não digo que foi 100% de eficacia pq nesse período a doença apareceu 4 x (muito leve). Hj depois da diária auto-averiguação descobri um novo surto com micro bolhas, este que creio eu em 2 dias estará cicatrizado, pois como disse esta aparecendo muito leve.
        Bom para quem tinha quase toda semana , esta sendo um alivio.

        Valeu, espero que você melhore.

  5. tomei aciclovir 5 meses e foi uma maravilha, foi parar o tratamento pra ver como esta, e não demorou 15 dias para voltar a herpes.. e laia…
    Pessoal, alguém ae esta tomando aciclovir por mais de 6 meses?, queria saber se tem alguma contraindicação tomar o medicamento por muito tempo.

    1. Oi Ricardo,

      Eu fiz o tratamento supressivo por muitos anos e nunca tive problemas.
      O aciclovir é um remédio que é seguro para uso contínuo.
      Ele tem um longo histórico de uso desde que foi criado na década de 80 e a medicina já conhece bem seu efeitos.
      Att,
      Eduardo Rosadarco

      1. olá Edu, cara hoje me bateu o desespero novamente, fiz sexo sem presrvativos na quarta, tudo estava normal, e só hoje notei uma crise, cara estou desesperado com medo de ter transimitido para ela, ela me disse que esta gripada e tal… oq eu faço irmão…

        1. Oi André,

          Se sua crise surgiu depois que vc transou, então a chance de ter transmitido é baixa, porém se já estava ativa na quarta feira, então o risco é grande.
          Agora não tem o que fazer, mas tente manter a calma. Acho que sua crise deve ter surgido depois que vc fez sexo. Isso já aconteceu comigo.
          Muito se fala que um dos “gatilhos” para uma nova crise pode ser o sexo prolongado.
          É difícil afirmar isso com exatidão, mas como conto no livro, comigo já aconteceu de eu notar uma relação entre fazer sexo e no dia seguinte notar o começo de uma crise.
          Tomara que sua crise tenha se iniciado somente depois do sexo.
          Ha… essa gripe dela não deve ser sintoma de herpes.
          Espero que não tenha transmitido.
          Mas fica a questão de vc contar a ela no futuro.
          Na minha opinião, no mínimo, o correto é transar com preservativo se a outra pessoa não sabe.

          Aproveito para deixar a todos aqui duas dicas básicas mas essenciais:
          – Temos que criar um hábito olhar os genitais com cuidado sempre antes de uma nova relação.
          – Muito cuidado com aquela transa no meio da noite no escuro… eu já tomei um baita susto com isso, quando acordei depois e vi que estava com um princípio de crise.

          Abraços,
          Edu

  6. ola pessoal, gostaria de saber de algum site confiável para comprar a lisina, alguem pode me fala algum?

    1. ola amigo, sempre compro na ‘miligrama” farmacia de manipulação, pela net, compro e sempre chega

  7. Obrigada Lu !

    Vou ver se a minha médica passa o aciclovir manipulado, pois comprando todo mês fica bem caro. Espero que com a terapia supressiva melhore (aciclovir + lisina) . Mesmo com a bolinha bem pequena, o meu psicológico fica completamente desequilibrado.
    Para manipular precisa de receita, né? O problema é que a minha geneco acha que eu não preciso disso.
    No mais, vou começar hoje com o aciclovir, e vê no que vai dar.

    1. Liz…
      A minha também não me passou esse método não…só fiquei sabendo disso por aqui…mas pedi a ela e ela me deu a receita sem problema, até porque ela não pode te negar receita…É pra manipular precisa de receita sim.

      1. Ola, bom acredito que nem todas as farmácias pedem receita, pois compro sem problema algum aqui, 60 comprimidos 400 mg por 34 R$.

  8. Alguém me ajuda por favor !!!

    descobri que tenho herpes genital há 2 meses atrás, e depois que descobri tenho
    crises recorrentes. O máximo que consigo ficar é 7 dias sem crises. Não estou fazendo
    uso da lisina, estava esperando o resultado do exame para a médica passar a receita para manipular.
    Só usei aciclovir na primeira crise, o que não adiantou muito. Depois usei Valtrex, mas esse comprimido é beeem caro, cerca de 100 reais somente 10 comprimidos. E eu me dei bem com ele, foi quando as crises diminuíram, Contudo, no período menstrual apareceu novamente.
    A minha médica fala que não tem necessidade de viver tomando aciclovir, que a única coisa que ela pode passar é a Lisina.
    Essas minhas crises recorrentes pode ser pq meu corpo ainda não se acostumou com o vírus?
    Alguém teve tantas crises assim? Normalmente há cada 5 dias eu tenho uma nova crise.
    Estou completamente estressada com isso, não tenho mais paz.

    1. Liz…

      Esse ano eu comecei a ter crises assim… tomava o aciclovir 4 dias depois ela voltava…fiquei em 1 mês com 4 crises…foi insuportável.
      Com a dica do Edu comecei o método supressivo, pois a minha médica mesmo não me ajudou com isso :s Enfim…tomo o aciclovir de 200mg 3x ao dia. Assim, continuo tendo crise mas não mais como antes, vou começar a tomar a lisina também pra ver se ajuda…como o Edu falou no começo é assim mesmo…
      Mas me sinto bem melhor fazendo uso do aciclovir direto…
      E tenta não ficar estressada porque isso é um gatilho pro vírus agir…sei que é difícil, complicado..mas temos que tentar de todos os jeitos não deixar ele agir.

      Espero que tenha ajudado..=)

    2. Liz…

      Esqueci de dizer…eu uso o aciclovir manipulado, pois sai muito mais em conta!! Esse que você tomou eu não conheço não.

    3. Liz, a pouco tempo tinha 2 crises bem fracas por mês, agora, depois de ouvir meu médico e aos poucos trabalhar minha mente pós susto, passei um período, até agora, de 1 mês e meio sem nada. Tente se acalmar e trabalhar o seu lado psicológico. Faça exercícios. O Edu se surpreendeu sobre o comentário do meu médico ao citar a influência negativada do ” stress”,(A MAIORIA NÃO COMENTA NADA A RESPEITO), com essa terrível novidade (o vírus) e as demais situações rotineiras que levamos no dia a dia. sei que parece pouco para dar como exemplo, mas tento lhe mostrar minha situação, que pode ser bem parecida com a sua e talvez a forma de tratar também. Tenho herpes a 6 meses e nao faço uso de nenhum medicamento. Repito, PODE SER BEM PARECIDA E NÃO IGUAL tente tirar proveito do que pode ser útil e descarte algo que possa ter escrito que não concorde.

      1. Oi Marivaldo,

        Só para esclarecer os leitores… não é que eu não sabia sobre o efeito do stress, pelo contrário, é que a maioria dos médicos nem comenta sobre isso nas consultas, muito menos sobre o abalo na parte psicológica que esse vírus nos causa no começo.
        Por isso, acredito que esse seu médico é um bom profissional.
        Abraços,
        Edu

    4. OI Liz,

      Na minha opinião também acho que não é preciso tomar aciclovir pro resto da vida…PORÉM, quem tem crises frequentes sabe o quanto isso nos abala e acho muito válido fazer o tratamento supressivo nesse caso.
      Depois de um tempo, vc pode interromper para ver o que acontece.
      Eu fiz o tratamento supressivo por muitos anos. Hoje não estou fazendo mais porque minhas crises diminuíram muito de frequência nos últimos anos, mas garanto que se eu voltasse a ter crises frequentes por algum motivo eu voltaria com o tratamento supressivo.
      Além do tratamento supressivo tem muitas outras coisas que vc pode aliar para ajudar a diminuir as crises.
      Abraços,
      Edu

      1. Realmente eu vou ter que optar pelo tratamento supressivo, visto que
        minhas crises são com uma frequência absurda. Para ver se eu
        consigo pelo menos ficar menos estressada.

        Obrigada pelas respostas pessoal.

        =*

      2. BOM EDU, no geral, com os cuidados básicos na rotina, com quanto tempo diminuiria os surtos para uma pessoa com surtos frequentes, e que média
        teria por ano aproximadamente? sei que é muito individual, mas no seu caso por exemplo!

        1. Oi Fred,

          Realmente é um pouco difícil de dizer isso porque varia muito de pessoa para pessoa.
          Mas basicamente, em um a dois meses já dá para começar a ter resultado na diminuição da frequência.
          Na minha opinião, uma média “boa” seria ter de 1 a 4 crises no ano, mais do que isso começa a afetar na qualidade de vida.
          Att,
          Edu

    5. Liz no começo eu tinha uma crise por semana, faço tratamento supressivo com aciclovir no caso um comprimido de 200mg por dia , faço exercicios e tomo polivitaminicos e uma vez por mês uso xarope leucogen para aumento de imunidade.Na minha alimentação eu tive que diminuir a gordura , e tambem a cerveja : (

  9. Boa noite Pessoal, SOCORRO!

    Tenho herpes genital a maios ou menos 2 anos, mas de um tempo para cá, minha crises estão sendo muito frequentes, a cada 4 dias após curar totalmente uma crise, surge uma nova.
    Estou muito abalado emocionalmente. nada mais faz sentindo, nada mais parece ter graça, nada me deixa bem!
    Pois fiz alguns exames de rotina, e esta tudo certo com minha saúde, fiz exames de sangue completos, de HIV, de colesterol, de urina e NADA.
    o que me deixa muito triste e abalado, alem das crises recorrentes, é que inadvertidamente eu acabei contaminando minha namorada, a qual tem crises a cada 2 meses, mas lida super bem com isso, não me julga ou acusa por isso, mas quando ela tem crises, fica muito abalada, com medo de desenvolver algum tipo de câncer de colo de útero.

    estou tomando ENAX e um polivitamínico a cerca de 2 meses, e a nada se mudou.
    fiz um tratamento supressivo breve, por cerca de 20 dias, e foram 20 dias de paz, onde eu consegui ter uma vida normal.

    6 dias depois tornei a ter crises! voltei então a outra médica, e pedi que ela me receitasse um tratamento supressivo longo, para que pudesse então seguir em paz, mas ela se recusou, afirmando grosseiramente que apenas a pomada de aciclovir(a qual na minha opinião, não serve pra nada) era o suficiente, e que não teria muito o que fazer, e que tomar um polivitamínico ajudaria.

    Então fiquei em duvida, fazer um tratamento supressivo pode ser prejudicial a saúde?
    e qual seria uma posologia boa? pois vou ter que fazer esse tratamento por conta própria.

    Edu, sei que vc não pode me receitar nada, mas peço uma sugestão.
    Estou desacreditado de tudo, e a beira da depressão, mais não consigo mudar isso!

    1. Oi Dominic,

      Primeiro eu quero dizer para vc acalmar a sua namorada porque o vírus da herpes não causa nenhum tipo de Câncer. É o vírus do HPV que está ligado ao câncer do colo do útero.
      Seguinte… eu não concordo com sua médica… procure outro.
      Acho que se vc está com tantas crises frequentes é recomendado sim o tratamento supressivo. É muito comum nos EUA e não sei porque muitos médicos por aqui não indicam. Falta de informação?
      A dosagem que vc pode usar é: aciclovir 200mg 3x ao dia ( a cada 8 hrs ).
      O aciclovir é um antiviral muito bem tolerado pelo organismo e não costuma criar efeitos colaterais nem em uso prolongado… porém, preciso dizer aqui que é importante vc ter acompanhamento médico.
      outras coisas para ajudar a diminuir essas suas crises frequentes:
      – continue com o suplemento de vitaminas.
      – durma bem e suficiente.
      – evite alimentos com muita arginina
      – tome suplemento de lisina.
      – evite álcool e cigarro.
      – exercícios físicos moderados.
      – controle o stress emocional (isso é mais importante do que parece e talvez até mais do que as outras dicas juntas)
      – para a sua namorada, a menstruação pode ser um fator de “gatilho” para nova crise.
      – Procure comer alimentos mais saudáveis nesse período que vc está tentando diminuir suas crises.
      – Importante… alie o máximo destas práticas (quantas mais vc conseguir melhor).

      Não sei se vc já leu o meu livro… mas sempre preciso recomendar porque sei que irá tirar muitas das dúvidas suas e da sua namorada… e tem muitas dicas sobre diminuir a frequência das crises. Está tudo lá em detalhes. Garanto que vale o pequeno investimento.
      Grande Abraço,
      Eduardo Rosadarco

      1. Obrigado Edu!

        Estou mais calmo hoje, ontem estava no meio de um turbilhão de pensamentos ruins que me deixaram muito mal, devido a uma crise bem forte, creio que porque sábado tomei uma grande quantidade de chopp.

        Agradeço, as dicas! E assim que possível comprarei o seu livro, tenho grande interesse de adquirir esse conhecimento.

        Agradeço também pela criação desse blog, onde podemos desabafar com outras pessoas que entendem perfeitamente as nossas aflições!

        Dominic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *