Vacinas para Herpes Genital – Atualização 2024

Olá pessoal,

Aqui está uma atualização das vacinas contra herpes genital até o presente momento.

Eu analisei a tabela feita pelo grupo “herpes cure research”, item por item, inclusive indo nos sites das fontes para verificar se existiu atualização. Quero agradecer a eles pela pesquisa e por manterem tudo bem organizado. Os links estão no final.

Infelizmente ainda estamos longe de uma vacina. Pelo que pude verificar, as que estão mais avançadas como a UB-621 estão paradas desde 2022 na fase 1, o que não é um bom sinal. Outras como a da Sanofi Pasteur foram finalizadas.

Existem três tipos de vacinas sendo pesquisadas no momento:

Vacina terapêutica: é projetada para tratar uma doença já existente. (Exemplo: para que as pessoas que já tem herpes tenham menos crises recorrentes.)

Vacina profilática: é projetada para prevenir uma infecção antes que ela ocorra. (Exemplo: para evitar que pessoas que não tem herpes se infectem com o vírus HSV 1 ou 2).

Vacina para “cura esterilizante”: que não apenas trata a doença, mas também impede completamente a propagação do patógeno, eliminando-o do corpo do hospedeiro. (Exemplo: busca eliminar completamente o vírus da herpes no organismo, mais especificamente, no gânglio onde ele fica em estado latente).

Algumas delas como a vacina do “Fred Hutch Cancer Center”, que usa a técnica de edição de genes e mira na cura completa da herpes, me parece bem promissora, mas está ainda em estudo pré-clinico.

A vacina do instituto Alemão “Heidelberg ImmunoTherapeutics” é a que se encontra em estágio mais avançado. A fase 2 terminou mas me parece que estão analisando os resultados, e não colocam uma atualização desde 2022.

Continuo acreditando que a ciência irá encontrar uma vacina eficiente, mas até lá, não vamos perder a esperança, e sim continuar lutando contra este vírus com todas as armas existentes para que não atrapalhe nossa vida.

Abraços,

Eduardo Rosadarco.

Observação final: pode ser que existam outras vacinas sendo pesquisadas que não estão na tabela, se alguém souber de alguma, me envie o link por favor. Att.

Fonte:

Tabela Pipeline de vacinas contra herpes genital

Grupo Herpes Cure Research

Imagem

18 comentários

  1. Olá Edu. Recente transei com uma garota e não havia percebido a crise ( apenas uma bolinha), percebi só depois. Transei com camisinha e a mesma cobria a pequena lesão (bolinha), vc acha que passei herpes pra garota ?

    1. Boa tarde Beto.
      Se a camisinha cobriu a bolha é possível que não tenha transmitido.
      É muito importante sempre dar aquela “olhada” nos genitais antes do sexo para não ter surpresas.
      No menor indício de qualquer sintoma é melhor não fazer sexo, nem mesmo com camisinha, pois pode ser bem arriscado.
      Essa situação já aconteceu comigo no passado, até falo sobre isso no meu livro.
      Att,
      Eduardo Rosadarco

  2. Ola Eduardo e pessoal. Nenhuma atualização mais sobre uma vacina promissora? Aguardamos ansiosamente! Que Deus abençoe a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *