12 Mitos Sobre a Herpes Genital (FALSOS)

Mito 1 – O vírus HSV-1 somente afeta a boca e o HSV-2 os genitais.

O vírus hsv tipo 1 é o que causa a herpes labial e é um erro muito comum achar que ele só pode afetar a área da boca. Na verdade, quem tem herpes labial pode transmitir o vírus hsv-1 para os genitais do parceiro através do sexo oral e causar uma infecção genital pelo hsv tipo 1. Inclusive esses casos estão cada vez mais comuns nos últimos anos.

Por outro lado, o hsv tipo 2, que causa a grande maioria das infecções de herpes genital recorrente, também pode infectar a área oral mas isso é extremamente raro de acontecer.

Mito 2 – Herpes genital tem cura e isso pode ser alcançado usando ervas, vitaminas e outros remédios naturais.

Infelizmente a Herpes ainda não tem cura. Uma vez que você foi infectado, o vírus irá ficar com você para o resto da sua vida. Ele pode ficar dormente por longos períodos ou se reativar e causar crises. A frequência  varia muito de pessoa para pessoa e também é muito afetado por stress, e pelo estado do sistema imunológico de cada um.

Existem muitos sites mentirosos querendo se aproveitar da vulnerabilidade das pessoas para vender seus produtos alegando em suas campanhas de marketing inescrupulosas que possuem a cura. Muitos se iludem com isto e, levados pelo desespero, caem no golpe. Alguns podem até achar que estão curados (pois é normal o vírus entrar em remissão por longo período ás vezes) e podem continuar transmitindo o vírus pois não tomam mais cuidados.

Apesar disso, existem boas formas de tratamento e hábitos que podem  ajudar muito a diminuir a quantidade de crises até o ponto em que a herpes genital não seja um fardo tão pesado na nossa vida.

No mais, existem muitos laboratórios sérios que estão pesquisando vacinas que poderão ser a solução no futuro.

Mito 3 – Herpes genital significa o fim da sua vida sexual e relacionamentos.

Isso é uma das primeiras coisas que agente pensa quando descobre que foi infectado. O medo de rejeição ou de transmitir ao parceiro e a queda da autoestima são responsáveis por muito dano psicológico, o qual  pode persistir por muito tempo se não existir um aprendizado que leve a uma mudança no pensamento. Não podemos perder a perspectiva de que cerca de uma em cada seis pessoas  na idade adulta estão infectadas com o vírus da herpes genital.  É perfeitamente possível se adaptar, e com alguns ajustes e cuidados, levar uma vida sexual normal em um relacionamento.

Mito 4 – Herpes genital só pode ser transmitida quando você tem lesões.

É certo que quando existem sintomas, bolhas ou  lesões a herpes é facilmente transmitida via contato pele-pele ou pele-mucosa. Porém a transmissão também pode ocorrer sem a presença de nenhum sintoma visível. Isso se chama transmissão assintomática. Ela é bem mais rara de ocorrer mas infelizmente pode acontecer.

O fato é que muitas pessoas transmitem herpes sem mesmo saber que possuem o vírus pois a herpes é assintomática em aproximadamente 80% dos que são infectados.

Mito 5 – Se você está em uma relação monogâmica e pega herpes genital, então seu parceiro deve estar fazendo sexo com outra pessoa.

Isso é uma dúvida que já escutei várias vezes. Mas não necessariamente pode ser verdade. Seu parceiro pode ter sido infectado pelo vírus da herpes há muito tempo atrás e nunca ter percebido ou por normalmente ser assintomático ou porque se teve alguma crise, foi muito pequena, e confundiu com outra coisa.

Mito 6 – Quem tem herpes genital não pode doar sangue.

O vírus da herpes não está presente no sangue, ou seja, o sangue de uma pessoa infectada com herpes não irá transmitir herpes para outra pessoa através de uma transfusão de sangue. (O vírus se locomove através das ramificações nervosas e não pelo sangue)

Porém, recomenda-se não doar sangue se estiver com uma crise recorrente de herpes ativa, ou principalmente durante uma primeira-crise. Também é necessário parar de tomar qualquer antiviral por pelo menos 24 horas antes de doar sangue.

Mito 7 – Somente pessoas promíscuas pegam Herpes Genital.

Isso é completamente incorreto. Herpes é um vírus extremamente comum e e é transmitido facilmente e tem alta prevalência, ou seja muitas pessoas têm. Isso ainda aliado ao fato de que alguns transmitem de forma assintomática ou nem sabem que têm o vírus leva a muitas pessoas sendo infectadas mesmo com poucos parceiros ou pouca atividade sexual.

Mito 8 – Preservativos evitam completamente herpes genital.

Na verdade os preservativos reduzem bastante o risco de transmissão de herpes genital (cerca de até 50% de redução de risco). Com certeza o uso é recomendado mas não previnem completamente a transmissão porque a camisinha simplesmente não cobre toda a área por onde o vírus HSV pode ser transmitido. Ela também pode se romper ou sair do lugar na hora do sexo  se não for bem colocada.

Entretanto os preservativos são muito mais eficientes para proteger contra outras doenças sexualmente transmissíveis como a Aids (vírus HIV) ou hepatite por exemplo.

Mito 9 – Eu não posso ter um bebê se tenho herpes genital.

Eu vejo que essa é uma preocupação bem frequente  para as mulheres que sabem que tem herpes genital, mas felizmente isso não é verdade. Muitas mulheres que tem herpes genital têm bebês perfeitamente saudáveis.

O importante é sempre avisar seu  médico desta condição pois assim ele tomará os cuidados necessários ao longo da gestação e provavelmente na hora do parto se você estiver com algum sintoma ou  crise de herpes ele irá fazer uma cesariana para prevenir a transmissão ao bebê. Se não existirem sintomas de herpes genital o parto normal pode ser feito.

Mito 10 – Você pode pegar herpes usando o vaso sanitário que foi usado por uma pessoa com herpes genital.

Esse mito é muito antigo e é falso.  Acontece que o vírus da herpes seca e morre rapidamente quando exposto ao ar. Em uma superfície fria e seca de um vaso sanitário seria extremamente difícil ele ficar vivo. Nunca existiram casos comprovados de alguém ter pego herpes ao sentar em um vaso sanitário.

Mito 11 – Herpes pode causar câncer.

O vírus da herpes (HSV-1 ou HSV-2)  não está associado a nenhum tipo de câncer. O câncer está ligado a outro vírus – o vírus HPV. Este sim pode causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus e também é transmitido sexualmente. Felizmente existe vacina para o HPV.

Mito 12 – Herpes genital pode causar infertilidade.

Existem algumas DST , como a clamídia, que podem causar problemas de fertilidade se não fizer um tratamento correto. Mas não é o caso da herpes genital. Não existe redução de fertilidade nem redução de chance de engravidar se você tem herpes genital.

Você conhece algum outro mito que eu tenha esquecido? Escreve aí nos comentários.

Abraços,

Edu

225 comentários

  1. Olá Eduardo, estou na minha primeira crise de herpes há 6 meses! Já tomei vitamina D, C, suplemento de ferro, suplemento vitamínico e nada. Eu não vejo a cicatrização que tanto falam. Não sei mais o que fazer, me sinto triste, insegura e completamente desamparada.

    1. Oi Jayne,

      Como assim? Vc está tendo crises recorrentes?
      Porque se for uma coisa contínua por todo esse tempo, provavelmente não é herpes.
      Mesmo uma primeira crise, no meu entender, não demoraria tanto para sarar.
      Você já se consultou com um médico para ele ver seus sintomas?
      Isso é muito importante. Se for herpes é necessário verificar se também não está ocorrendo algum tipo de infecção por bactéria ao mesmo tempo.
      E no caso de herpes genital, o mais eficaz é tomar antivirais.
      Reforço que é muito importante você fazer uma consulta médica para que ele possa avaliar seu caso específico.
      Att
      Edu

      1. Obrigada por responder, no exame de sangue deu positivo para herpes, tomei o aciclovir oral por 10 dias n vi melhora. Como se estivesse estagnado, com todo essa coisa do corona está difícil conseguir consulta. Estou ansiosa para ler seu ebook, tenho muitas dúvidas e tem sido difícil aceitar o diagnóstico.

    2. Ola Eduardo,

      Tente ficar calmo tome lisina 500mg que pode ser manipulada ou comorada nas farmacias da Ache assim como equinacea faça tratamento por no minimo 3 meses, vai fortalecer sua inunidade e tente pensar positivo.

      Boa sorte!

  2. Resposta da SANOFI PASTEUR sobre a vacina que iniciará testes clínicos em humanos, vamos mandar e-mail para eles para assim termos um estudo desse feito aqui no Brasil, pois esta empresa existe em nosso território nacional. Abaixo a resposta:

    Obrigado pelo seu e-mail no qual manifestou interesse no estudo clínico NCT04222985, HSV15, Segurança e Eficácia de 4 Vacinas de Investigação HSV 2 em Adultos com Herpes Genital Recorrente Causado pelo HSV 2.

    Nosso papel é informar aos pacientes quais instituições estão recrutando para os ensaios clínicos patrocinados pela Sanofi em sua região geográfica.

    Infelizmente, este estudo não possui nenhum centro de investigação atualmente recrutando pacientes no Brasil. Como podemos ter novos locais de investigação para este estudo nos próximos meses, sugerimos que você verifique o site ClinicalTrials.gov em várias semanas para ver se há um novo site em sua região geográfica.

  3. Vcs já ouviram falar do monoclonal ub621 , são anticorpos que vão ser inseridos através vacina , vai ter uma proteína que adere ao vírus ,já tá na fase 2 vai ser bem efetivo pelo jeito

  4. É normal haver descamação de pele quando se está na crise de herpes, quando eu passo a mão na genitalia descama ela. A glande em especial, ai depois fica vermelho e inflamado.

    1. Eu uso argila verde pra secar as bolhas do herpes (coloco soro fisiológico + argila até virar uma pasta = seca em menos de três dias. Repito o procedimento umas 2x… Três vezes por dia). Agora se for balanite use iogurte desnatado na glande.

  5. Edu recebi o diagnóstico a 2 meses de lá a cá tive crises frequentes, devido ao desespero que isso me causou!
    Agora estou fazendo tratamento supressivo com Valtrex tomando lisina, vitaminas e óleo de coco!
    Não estou mais em crise mas estou sofrendo muito com as cascas e feridas das lesões como foram muitas uma sobre a outra agrupadas, está bem feio elas estão descolando e sangrando o que me gera dor e desconforto.
    Gostaria de saber se é normal demorar pra cicatrizar assim? Se alguém aqui as feridas tbm sangravam, se eu posso continuar usando a pomada aciclovir ou outra pra ajudar na cicatrização não aguento mais tô com meu psicológico extremamente abalado!
    Já fui em 2 médicos diferentes só mandam tomar o remédio e dizem que não a muito a fazer que uma hora melhora!
    Depois do banho é a pior hora que as feridas ficam humidas e doem muito sinto vontade de morrer 😔
    Fiz outros exames de dst tudo ok afinal só tive 3 parceiros o atual a 6 anos não sei de quem peguei nem quando só sei que agora na fase mais delicada da minha vida ( TCC) voltei da praia e me apareceu isso achei que era alergia e no médico descobri que não, sorte que meu namorado me entendeu me ajuda mas eu não tô sabendo lidar tô muito triste sempre me cuidei!
    A dor física e psicológica é muito grande!
    Também quero agradecer ao seu blog me ajudou muito!
    Aí pessoal postem dicas de como melhoraram qualquer coisa, pq não é fácil.
    Tenho fé em Deus pra nós curar ou permitir acharem a cura! Bjs

    1. Oi J,

      Pelo jeito você teve uma crise forte que gerou muitas lesões e agora estão demorando mais para cicatrizar, acredito que pela quantidade. Quando elas se “agrupam” costuma demorar mais mesmo. Realmente, se as casquinhas caem e a pele fica “no vivo” aí dói muito mesmo. Isso já aconteceu comigo também.
      Sim, você pode usar a pomada de aciclovir, além de combater o vírus, ela irá ajudar a manter o local úmido (o que acelera a cicatrização).
      Mas os comprimidos são muito mais eficientes.
      Também acho que se você estiver com muita dor, você pode tomar algum analgésico.
      Depois do banho você pode usar um secador de cabelo com ar morno para secar as lesões depois aplica a pomada.
      Espero que vc fique bem.
      Abraços,
      Edu

      1. Uso água com limão a noite antes de dormir e de manhã ou a tarde! Meio limão taity e água filtrada ou mineral! E bebo sem açúcar! Fasso isso por 6 a 7 dias e depois paro por um tempo! Li em um post que o limão diminui a acidez do sangue e o herpesvírus não se multiplica e um organismo não ácido ou seja alcalino! Passa isso use o limão tatto com água durante 6 dias e se der certo volte aqui e fala se deu certo para vc!
        Eu contrai esse vírus faz três anos as vezes fico 6 messes bem as vezes não!
        Mas uso aciclovir pomada e tomo água com limão!
        O ponto positivo si e que tem e que antes do herpes eu ficava gripado várias vezes ao ano e sofria com agitado! Após o herpes eu me alimento melhor e acredito que devido o virose no organismo meu sistema imunológico permanece ativo em alerta desse modo as gripes e agitado sumiram raramente fico gripado! 👍O negócio e ir para cima e não desistir de nossas metas e sempre transar com camisinha e conversar com o parceiro tudo pode fluir bem a vida e bela vá atrás de suas metas!

    2. Bom dia!! Trate também o seu lado psicológico!! Tive uma primeira crise muito forte… e junto com o tratamento para Herpes, também estou tomando Citalopram (receitado por médico) que está me ajudando muito!! Esse remédio demora de 15 a 20 dias para começar a sentir o efeito… e ajuda muito em “colocar as ideias em ordem”…

      1. Bom dia Rodrigo!!!
        Realmente o meu psicológico está super abalado e penso em retornar mesmo com o antidepressivo eu fazia uso do deller, recebi alta estava muito melhor e me surge isso parece que voltei pra trás pior ainda… Obrigada pela dica!
        Espero sair logo dessa primeira crise kkk
        E desejo muito dias, meses e anos sem crise pra todos nós do blog!

        1. Recebi hoje um e-mail da empresa BLUEWILLOW que está desenvolvendo uma VACINA…(USEI O GOOGLE TRADUTOR)
          “Agradecemos seu interesse no status da vacina contra o herpes genital na BlueWillow. Concluímos nosso trabalho pré-clínico em animais, demonstrando a eficácia de nossa vacina no tratamento e prevenção do herpes genital. Mostramos também que a vacina era capaz de impedir o derramamento de vírus. Atualmente, estamos trabalhando no financiamento desse programa para avançar na clínica. Anunciaremos o início de ensaios clínicos em nosso site e em http://www.clinicaltrials.gov. Agradecemos seu interesse e esperamos receber boas notícias em breve.

          Cumprimentos,”

          COM MUITA FÉ….ESTAMOS CADA VEZ MAIS PERTO!!

    3. Minha primeira crise foi bem forte também, as feridas não chegaram a sangrar, mas demorou para cicatrizar porque quando estava curando em uma parte, aparecia a herpes em outro lugar. Enfim, minha pele ficou super sensível e se eu praticava algum exercício ou usasse calça justa o atrito acabava me machucando aí comecei a usar bepantol para “fortalecer” a pele e ajudou muito, passava todos os dias de manhã e a noite, talvez isso te ajude tbm.

      1. Olá Tha, vc passa que momento pós crise, cicatrização ? Eu tenho muito medo de usar qualquer produto na região, até de depilar ,pq da última vez acabou desencadeando uma nova crise!

  6. Olá, estava lendo em alguns sites que há grandes chances do portador do hsv 2 ter meningite asseptica e o do hsv 1 ter encefalite herpetica. Você sabe a porcentagem dessas doenças nos portadores de herpes, poderia acrescentar algo sobre esse tema, se possivel? Fiquei muito preocupado

    1. Oi Paulo,
      A meningite viral pelo HSV pode ocorrer, mas a chance disso acontecer é baixa, e os antivirais existentes contra o vírus da herpes são bem eficazes, o que ajuda muito no tratamento. Não fique “neuras” por causa disso.
      Abs
      Edu

  7. Estou tendo crises recorrentes, Já fiz uso de Lisina por 6 meses e mesmo assim tive várias crises, estou pensando em começar a fazer uso do aciclovir por supressão, mas tenho medo que isso possa ser prejudicial ao fígado por usar esse remédio por tempo contínuo, seria seguro? A dose de aciclovir pelo que eu li é de 2 comprimidos de 400 mg por dia, essa dose pode ser administrada a qualquer pessoa?

    1. Oi Paula,

      Se você está com crises frequentes então o tratamento supressivo é indicado para você.
      O aciclovir é um antiviral bem estudado há muitos anos.
      Ele é seguro para uso contínuo em pessoas com saúde normal.
      Pode usar tranquilamente.
      Mas sempre acho bom ter um acompanhamento médico pois cada pessoa é um caso específico.
      Abraços,
      Edu

  8. Edu, qual cuidado devo tomar no sexo oral? como se o parceiro não está com herpes ativa ou herpes assintomática?

      1. Olá João,
        Infelizmente ainda não é a cura.
        Eu li o artigo e é um ótimo exemplo de marketing disfarçado de notícia.
        Claramente dá para ver que a intenção é redirecionar para a página de venda do produto.
        Existem várias inconsistências na matéria, por exemplo, ela diz que o tratamento irá tirar o vírus do sangue. Mas o vírus da herpes não está no sangue… ele se aloja nos gânglios e quando reativa, ele se locomove pelo sistema nervoso. O que está no sangue são os anticorpos. Aliás ali existe outro erro alegando que o IgG irá dar negativo, pois os anticorpos não irão deixar de existir.
        Os produtos usados até que são bons sim. A lisina como todos sabem ajuda o sistema imune a combater o vírus e o mesmo pode-se dizer do astragalos, já o tribulus terrestris é bem conhecido para tentar aumentar a produção de testosterona, consequentemente melhora a libido e o ganho de massa muscular pelo que sei.
        Mas é muita presunção dizer que estes produtos naturais curam a herpes sem apresentar forte evidência com estudos controlados.
        Se você for no site deles e olhar o “disclaimer”, verá que eles mesmos não garantem e dizem que funciona em 70% dos casos, o que já seria muito bom, porém isso é uma maneira de mascarar e preparar para o fracasso, pois para qualquer pessoa que não funcione irá se enquadrar nos 30% restante e não poderá reclamar.
        Att
        Edu

  9. Eu comecei a tomar lisina em novembro 2.000 mg ao dia e tive ultimo surto em dezembro em março parei de tomar a lisina e em maio voltou a Herpes eu me sinto extremamente irritada e triste com os surtos. Eu tive em Maio, julho, setembro e agora e não quer parar, estou tomando remédio de supressão, e tomando lisina, eu manipulei na farmacia e parece que não adiantou ai eu voltei a comprar da farmácia do laboratório ACHE, eu me sinto muito triste e arrasada por que acho que não poderei ter filho com surtos recorrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *