Pesquisadores da Universidade do Qatar (QU) e Weill Cornell Medicina-Qatar descreveram uma evolução rápida e intrigante do herpes simplex vírus tipo-1 (HSV-1) nos Estados Unidos, com menos infecção na infância, mas mais na idade adulta, e menos infecção oral, porém mais infecção genital.
O HSV-1 é um vírus altamente contagioso e uma das infecções mais difundidas globalmente. Normalmente é transmitido por via oral durante a infância, levando a bolhas e lesões ao redor da boca, conhecido como herpes oral. Dados recentes de vários países, no entanto, mostram que HSV-1 pode também ser transmitido sexualmente, através de várias práticas sexuais, levando à doença de herpes genital pelo vírus HSV-1.
O estudo, publicado na prestigiosa revista BMC Medicine, desenvolveu um sofisticado modelo matemático para caracterizar quantitativamente o nível e a tendência da epidemia do HSV-1 nos Estados Unidos. O estudo indicou que a infecção HSV-1 está passando por uma transição mais sutil do que se pensava, com esta infecção se propagando através de quatro diferentes modos de transmissão na população, e que afetam faixas etárias diferentes de formas diferentes. O contato oral-genital, em particular, foi descoberto estar causando um papel importante na transmissão de infecção para os jovens adultos, com 25% das infecções entre eles sendo genitais e levando a herpes genital.
O estudo estimou que existem 3 milhões de novas infecções de HSV-1 todos os anos, um nível que irá persistir por várias décadas. Deste total, perto de 500.000 serão de infecções genitais, principalmente através do contato oral-genital. O HSV-1 irá persistir como sendo uma das principais causas de primeiro-episódio de herpes genital entre os jovens nos Estados Unidos por décadas por vir, superando a contribuição do HSV-2, a qual é uma infecção transmitida principalmente através de relações sexuais. O HSV-2 tem sido historicamente a principal causa de herpes genital até os tempos atuais.
Apesar deste aumento de herpes genital, o estudo indicou declínios acentuados no herpes oral em crianças. O estudo também previu que a fração da população que irá carregar a infecção irá diminuir com o tempo, e este declínio será mais pronunciado por volta de 2050.
“Foi surpreendente para nós ver essa grande mudança nos padrões de transmissão do HSV-1, e como esta infecção está afetando faixas etárias de formas muito diferentes. Enquanto o herpes oral está declinando rapidamente para as crianças, o herpes genital está aumentando de forma constante para jovens adultos,”disse Dr. Houssein Ayoub, principal autor do estudo e professor assistente do departamento de matemática, estatística e física na QU.
Hiam Chemaitelly, o segundo autor do estudo e epidemiologista sênior no WCM-Q acrescentou: “o aumento da herpes genital devido ao contato oral-genital é de especial preocupação, já que isso está afetando jovens adultos, principalmente mulheres, que têm de suportar significativas consequências psicossociais e sexuais assim que elas descobrem estas bolhas genitais, muitas vezes logo após sua estreia sexual.”
Dr. Laith Abu-Raddad, investigador principal do estudo e professor de políticas de saúde e pesquisa na WCM-Q, concluiu: “estes resultados demonstram a importância de acelerar o desenvolvimento de vacinas para HSV-1 para controlar a transmissão e para evitar o fardo médico e psicosocial que está emergindo dessa infecção.”
O estudo, “Caracterizando a Transição Epidemiologia do Vírus Herpes Simplex Tipo 1 nos Estados Unidos: Previsões Baseadas em Modelos”, foi realizado através de uma colaboração entre QU e WCM-Q com financiamento do fundo de investigação nacional do Qatar, um membro da Fundação Qatar, através do Programa Nacional de Pesquisa de Prioridades (NPRP 9-040-3-008).
Para ler o estudo completo visite: https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-019-1285-x
Principais conclusões científicas do estudo:
- A Infecção de HSV-1 nos Estados Unidos está em transição de ser uma infecção oral normalmente adquirida durante a infância, para cada vez mais uma infecção sexualmente transmissível e a principal causa do primeiro-episódio de herpes genital entre jovens adultos.
- O número de novas infecções por HSV-1 irá persistir em 3 milhões de novas infecções a cada ano. Deste total, perto de meio milhão serão de infecções genitais, principalmente através do contato oral-genital e levando a herpes genital.
- Jovens adultos e especialmente as mulheres, serão mais afetadas com 25% de novos casos entre elas sendo de infecções genitais.
Fonte: https://qatar-weill.cornell.edu/
Abraço a todos,
Eduardo Rosadarco
O que me ajuda nas crises é espirrar extrato de própolis (sem álcool) na ferida.Tomo 20 gotas todos os dias diluído em água e pólen desidratado tbm.Ajuda a imunidade.