Viajens Espaciais estão reativando Herpes nos Astronautas

Um estudo da Nasa alertou que as viagens espaciais estão reativando o vírus da Herpes nos Astronautas. Para estudar o impacto que as viagens espaciais causam nos vírus, os pesquisadores da Nasa analisaram amostras de sangue, urina e saliva dos astronautas antes, durante e depois de voos com o ônibus espacial e em missões na Estação Espacial Internacional (ISS).

E os resultados publicados no periódico “Fronteiras da Microbiologia”  mostraram um aumento de reativação e de derramamento viral (viral shedding) enquanto se está no espaço.

O autor e chefe do estudo Sr. Satish K Mehta do Centro Espacial Johnson disse o seguinte: “ Até agora, 47 dos 89 (53%) astronautas que fizeram curtas viagens com o ônibus espacial, e 14 dos 23 (61%) em missões mais longas na ISS  estavam com presença de vírus (derramamento viral) nas suas amostras de saliva ou urina. Essa frequência, assim como a quantidade de derramamento viral são acentuadamente maiores do que nas amostras de antes e depois do voo espacial ou do controle saudável pareado.”

Segundo os pesquisadores a causa mais provável de reativação dos vírus dormentes foi o stress – assim como ocorre aqui na Terra.

Os astronautas tem que enfrentar situações estressantes durante o lançamento e reentrada na atmosfera e também são expostos a radiação cósmica e gravidade zero, além de que ficam confinados em espaços pequenos e separados da família e amigos por longos períodos de tempo.

O estudo encontrou quatro dos oito vírus humanos, os quais foram: da herpes oral, herpes genital, herpes-zoster e varicela.

O Dr. Metha disse que: “apenas seis astronautas desenvolveram algum sintoma devido a reação viral. E todas foram pequenas.”

Além de que aumenta a chance de infectar outros, a reativação viral do vírus da herpes cria novas preocupações a respeito de missões de longo termo para Marte.

“ O tamanho, frequência e duração do derramamento viral, todos aumentam com a extensão do voo espacial” disse o Dr. Metha. “A contra medida ideal seria a vacinação – porém isso só é disponível apenas contra a varicela por enquanto”.

Pesquisadores estão atualmente procurando métodos de combater a reativação do vírus, o que também iria beneficiar as pessoas na Terra.

Fonte: Independant.co.uk

43 comentários

  1. Oi edu!

    Agradeço muito suas dicas e a esse blog.
    Vou comprar o livro no que receber! Sei que vai me ajudar muito.
    No mais espero que aconteça de melhorar mesmo pq não sei até onde suportaria…
    Quase nem dormi essa noite com ardência e umas fisgadas que doem a alma!

    Bjs

  2. Obrigada meninas por me responderem, isso me alivia!
    Choro muito e sofro demais! Tô triste e todos ao meu redor estão percebendo não consigo mais disfarçar!
    Tem 2 meses e meio que recebi o diagnóstico.
    (Agora faz todo sentido esse negócio do camarão foi depois que vim da praia meu primeiro surto achei que era alergia ou cândida assim como o primeiro médico tratei assim o que fez tudo piorar, quando o segundo médico falou que era herpes eu quis morrer).
    As feridas agora doem menos do que no começo mas ainda doem, o que me incomoda muito é as lesões que estão demorando muito pra cicatrizar elas estão descolando e sangra e isso me deixa com a autoestima extremamente baixa.
    Me limita até nas atividades rotineiras.
    Fiquei assustada pq a maioria das pessoas dizem que não tem crise acima de 1 mês pensei que tivesse algo errado só com o meu organismo, mas fiz todos os exames de dst’s como todos os anos e está tudo ok, não tive muitos relacionamentos e estou a 6 anos com o meu atual noivo sofro muito por somente eu apresentar as lesões ele é assintomático! O médico explicou pra ele ele super entendeu e me ajuda muito pedi pra terminar com ele, mas ele quer continuar diz que vamos ter que passar isso juntos… pq não sabemos quem passou ela quem e não importa diz ele.
    Fico todos os dias lendo comentários procurando remédios e testando tudo que aparece pra ver se melhora!
    Também tenho dor de garganta constante cheguei a ficar procurando bolinhas na garganta mas não tenho nada!
    Ainda não sei como ficará a minha vida daqui pra frente, muito menos a minha vida sexual o que não me importa muito só quero ficar sem dor sem lesões!
    Tata qual pomada você usa?
    Mara suas lesões demoraram pra cicatrizar?
    Vou comprar zinco amanhã eu já tomo um polivitaminico que vem mas acho que é em pouca quantidade.
    O que vocês puderem me dar de dicas e orientações fico muito agradecida 🙏 meu e-mail é je.pr.silva1994@gmail.com
    Espero logo dar o testemunho como vocês de longos períodos sem crise.
    Muito obrigada meninas beijos!
    Deus nos cure!

    1. Olá Jeh,

      No começo agente fica bem abalado mesmo. Mas com o tempo, com certeza você vai se acalmar e melhorar tanto física como psicologicamente . Nos primeiros meses após a infecção inicial, é mais comum a herpes se reativar com frequência. As crises costumam se espaçar ao longo do tempo.
      Sim o camarão tem uma alta dose de arginina. Algumas outras comidas também tem, e se possível devem ser evitadas (exemplo: nozes, castanha de caju, amendoim, côco, gelatina, chocolate, etc.)
      Deixo aqui a recomendação do meu livro (e-book) com muita informação que garanto que irá te ajudar. Toda a minha experiência está em detalhes lá. Principalmente porque vc foi diagnosticada recentemente é muito importante aprender todo o possível sobre esta doença.
      Acesse aqui: https://www.dosustoaosucesso.com/

      Abs
      Edu

    2. A pomada que eu uso quando estou em crise é a penvir. Eu já testei muita coisa tbm, mas, sinceramente, no começo nada impedia o aparecimento das lesões, acredito que ajudava a não ser muito grave, mas sempre aparecia e no começo as minhas feridas tbm demoravam muito pra cicatrizar. O que eu faço hoje em dia para evitar crises é tomar a lisina, a vitamina e tomo equinacia tbm(mas tomo durante 2 meses e paro 1 ou então tomo 1 mês e paro 1). Além disso, até hoje sinto que a minha pele onde tive a primeira crise é bem sensível, então por bastante tempo, mesmo sem crise, passava bepantol para “fortalecer” a pele e quando vou praticar algum esporte ou caminhar por muito tempo ainda passo bepantol pra reduzir o atrito e não machucar e ter uma nova crise na região, pq acontecia muito isso ( comecei a fazer isso pq vi que uma moça disse que a pele dela tinha ficado muito sensível tbm e só de caminhar já machucada e então a médica dela recomendou passar vaselina para evitar que machucasse).
      Em relação a vida sexual confesso que ainda tenho receio em relação a algumas coisas e não me sinto tão segura quanto antes, mas isso tem melhorado tbm, então acho que com o tempo volta ao normal tbm

      1. Tata

        Tô usando aciclovir no começo usei penvir mas é mais cara. É parece que nada segura isso no começo mesmo.
        Vou seguir tomando as vitaminas e o supressivo espero que melhore logo ou diminua significativamente pra eu ter forças pra continuar.
        O desconforto é muito grande não posso nem tomar um banho longo.
        Tenho orado muito a Deus pra me ajudar!
        Vou fazer isso de passar Bepantol quando cicatrizar pra poder ir pra academia está fazendo muito falta isso na minha vida!
        Obrigada mesmo pela atenção.
        Deus abençoe
        Bjs

        1. Vai melhorar sim! Eu também orava muito e com certeza foi uma das coisas que mais me ajudou nesses primeiros meses.
          Por nada!
          Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *