Eu recomendo… para aqueles momentos difíceis.

Muitas vezes a herpes genital pode nos puxar para baixo e nos deixar com muitas preocupações, baixa alto estima, tristeza e até depressão, principalmente no início, quando agente acaba de descobrir o diagnóstico.
Um livro que me ajudou muito em diversos momentos, e não somente em relação a herpes genital, foi o excelente “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver” de Dale Carnegie.
Eu me pego de vez em quando voltando a ele, porque mesmo tendo sido escrito há muito tempo, continua repleto de boas idéias e mensagens.
E este, nem é o livro mais famoso de Dale Carnegie, o qual é o clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”.
Porém é um dos meus preferidos…. vale cada centavo.
Para quem quiser, tem na Amazon em versão impressa ou e-book para Kindle.
Basta clicar na foto.
Abraços,
Eduardo Rosadarco


18 comentários

    1. Oi HC,
      A chance de transmitir o vírus quando não está com sintomas é bem baixa, porém ninguém pode dizer que é nula.
      Quando o vírus está realmente em um estado latente (dormente) ele não irá transmitir. Porém alguns estudos mostram que existem certos períodos em que o vírus pode estar presente na pele sem mesmo sem criar sintomas. Isso se chama “derramamento viral assintomático” (vem da expressão em inglês – asymptomatic viral shedding).
      Na minha opinião, se o relacionamento for casual é melhor sempre usar o preservativo. Já se for um relacionamento mais sério para longo prazo, acho que tem que conversar com a outra pessoa e avaliar os riscos juntos. Exemplo: eu sou casado há anos e minha esposa nunca apresentou herpes genital mas sabemos que existe o risco.
      O importante é sempre ficar atento aos sintomas, e como eles se manifestam em você, e evitar de fazer sexo nesses momentos.
      Att
      Eduardo Rosadarco

      1. Olá, obrigada pelo seu blog! Deus o abençoe!!!

        Se o vírus fica dentro da bolha, como é possível ter NÃO ter lesão e transmitir a doença?
        O vírus ficaria na superfície da pele? Pele íntegra com vírus presente?
        ??????????????????????????????????

        Mesmo a pele do parceiro integra haveria transmissão? tem que ter fissura para o vírus entrar? (nesse caso sem lesão das bolhas)

        Qdo vc diz que sua esposa nunca teve herpes, houve confirmação através de exame antes e depois de vcs fazerem sexo sem preservativo no inicio do relacionamento???

        1. Oi Dada.

          1- Sim. Infelizmente, estudos mostram que pode existir a transmissão assintomática (com risco baixo), ou seja, pode existir o “derramamento viral” (viral shedding) mesmo sem sintomas. Portanto o vírus pode estar na pele íntegra sem mesmo ter sintomas. Obs: o vírus não fica só dentro das bolhas. As bolhas são causadas pelo nosso sistema imune combatendo o vírus. O vírus se locomove pelas ramificações nervosas que vão do gânglio até a pele e não pelo sangue.
          2- Com a pele íntegra o vírus não entraria, porém durante o sexo o atrito pele-pele causa micro lesões por onde ele entra. Pelas mucosas o vírus entra com mais facilidade também.
          3- Ela fez um exame quando teve uma suspeita a alguns anos atrás mas deu negativo (era outra coisa). Depois disso nunca mais fez, porém nunca teve nenhum sintoma característico de herpes até hoje.

          Att,
          Edu

  1. Boa tarde,me apareceu uma feridinha na vagina,fiquei preocupada e fui na ginecologista,olhando ela disse que não parecia ser herpes,mas no meu exame IgG deu reagente 4.48 e igm não reagente,pelo que li eu já tinha imunidade contra o vírus.A minha dúvida é,se deu não reagente no Igm,a feridinha era da Herpes ou não.Na coleta de material da vagina deu cândida,fiquei super na dúvida do que eu tenho.Se a feridinha era da Herpes ou de cândida.A médica me tratou super mal,e só me passou um remédio porque eu pedi,Resist,se alguém souber se o remédio e bom me falem.Obs.a ferida foi cicatrizando com Antiflamatorio e ficou muito pequena só nos grandes labios.

    1. Oi Aline,
      A primeira coisa que tem que verificar é se seu exame foi feito especificamente para o HSV tipo 2 ou foi feito para “ambos os tipos de HSV”.
      Se foi para ambos, então não tem como saber com certeza pois mais de 80% da população adulta tem anticorpos para o HSV tipo 1 (herpes labial).
      A ferida que vc teve pode ter sido somente por causa da cândida.
      Mas acho que é interessante vc ficar “sob observação própria” por uns meses pois se for herpes genital, ela costuma criar recorrências e poderia aparecer de novo.
      Abraços,
      Edu

  2. Olá hoje pela manhã descobri que tenho Herpes genital, estou arrasada pensei em me matar, nao sei como contar pra minha mae, sinto muita dor e estava somente com duas feridas agora apareceu mais uma, mesmo tomando o Aciclovir, a emfermeira recomendou que nao ficasse assim pois poderia se agravar mais o meu caso, mas sinceramente nao tem como ne? Pra todo mundo ao descobrir é um choque, tenho medo de ter varias crises, e de passar pro meu namorado, queria saber como voce vive.

  3. Olá, me chamo Luana. Tô passando por um momento arrasador na minha vida. Apareceram bolhas na minha região genital, elas desaparecem bem rápido e não são agrupadas e uma vermelhidão na minha boca com uma pequena bolha que não cresceu e muito menos estourou. Primeiro apareceu a bolha na parte genital em outubro do ano passado e agora esse mês que apareceu na minha boca e na parte de baixo também. É possível uma pessoa contrair herpes labial e genital ao mesmo tempo?

    1. Oi Luana,
      Sim é possível.
      Mas mantenha a calma. Acho que vc deve ir ao médico e mostrar essas bolhas a ele para que le possa fazer um diagnóstico correto.
      Se for herpes… eu sei que agente fica assustado mas posso te dizer com segurança que dá para controlar e se adaptar a isso.
      Qualquer coisa estou por aqui.
      Abraços,
      Edu

  4. Contraí o vírus em 2010 e desde então minha vida emocional/sexual parou, não consigo seguir em frente. Ê muito complicado pensar em contar para alguém o que eu tenho. Pode parecer nada, mas eu me sinto um lixo, imunda 🙁
    Sem falar no medo de contaminar alguém, ser lembrada o resto da vida por ter acabado com a vida de uma pessoa, assim como eu sinto que a minha vida acabou.
    Hoje estou completamente arrasada, no início de mais uma crise, já coloquei gelo, passei aciclovir… Mas a dor por dentro, nas nádegas, coxa e até na sola do pé está insuportável.
    Não aguento mais isso.

    1. Oi Emanuelle.
      Não fique assim! Sua vida não acabou não.
      Pelo que vi já faz um tempo que vc contraiu, mas emocionalmente vc ainda não superou isso. Eu mesmo também levei um bom tempo para colocar minhas idéias e perspectivas em ordem quanto ao HSV.
      Sério…recomendo muito que vc tente mudar a forma de como você pensa sobre esta doença.
      Eu sei que as crises incomodam, principalmente se forem frequentes, por outro lado vc tem que ver esta doença como um pequeno problema de pele que pode aparecer de vez em quando.
      É que por esta doença estar ligada ao sexo, então criou-se um certo estigma sobre ela o qual não deveria existir. É engraçado….para a herpes labial parece que as pessoas nem levam tão a sério.
      Uma das coisas importantes que precisei resolver foi o meu próprio preconceito interno quanto a isso.
      Bom… sem compromisso recomendo muito o meu livro… tenho certeza de que iria te ajudar em muitas coisas.
      Abraços
      Edu

      1. Oii , estou numa ansiedade indescritível. .. saiu um feridinha interna na minha vagina a mais de mês q não sara de jeito nenhum, não doi, não coça, so doi durante o sexo, saiu também ingua na virilha q sumiu em poucos dias, mas a ingua ja tinha saido outra vez a um bom tempo atras, a gineco suspeitou de herpes mas até chegar o exame estou apavorada, com muito medo dessa ferida não sarar mais e eu não poder me envolver nem sexual nem emocionalmente com mais ninguém. ..

        1. Oi Denise,
          O que eu posso te dizer é que se for herpes genital, então ela vai sarar sim.
          Pode ser que por ser sua primeira crise demore um pouco mais, porém mais de um mês é bastante tempo para uma crise de herpes sarar.
          Sua médica receitou aciclovir para vc ir tomando?
          Abs
          Edu

  5. Ótimas dicas eu tb creio Jesus e sou fã do Augusto Cury.
    To precisando de força, pq além da herpes acho que meu namorado me passou Hpv, estou bem triste e preocupada, mas vamos q vamos.

  6. Jesus o Mestre da Vida disse:
    “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei… Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”
    Ele emendou… “Olhai os lírios do campo…” Veja beleza da natureza que os cercam… O canto dos pássaros… Ainda… “Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer.” Cuidem de vossas almas.

    Assim, sugiro também a leitura da coleção Análise da Inteligência de Cristo por Augusto Cury… Excepcional! Como Jesus controlava sua emoções, mesmo diante da mais dramática cena da história, o seu martírio! Ele exalava amor! É eloqüente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *