O que faz o seu Herpes Genital reativar?

Eu gastei bastante tempo tentando descobrir quais eram os “gatilhos” que faziam desencadear em mim, um novo episódio de herpes. Até hoje não consegui identificar todos eles. Mas o logo tempo de convívio com esse vírus faz você reparar algumas coisas.

No meu caso, eu acho que dois fatores  podem ajudar mais a surgir novas crises.  O primeiro deles é o stress, principalmente se estiver ligado a algum sofrimento emocional, e o segundo é o sexo prolongado. Tem mais um, mas ocorreu em menor número, que é quando uma nova crise apareceu logo após pegar um resfriado. A estes três casos eu consegui ligar a uma maior freqüência de aparecimento de uma nova crise para mim, mas mesmo assim, não foram todas as vezes em que aconteceu.

Já faz bastante tempo que eu faço uma anotação de quando tenho uma nova crise. Nessa anotação eu marco a data de quando começou, se eu senti algum prodrome (sensações estranhas antes da crise), em que local apareceu, qual foi a intensidade e se existia algum detalhe especial presente no momento, como por exemplo, os que comentei acima. Mesmo assim, foram várias as vezes em que eu não consegui identificar nada que pudesse ser algum “gatilho” e simples mente parecia que a crise tinha começado sem motivo.

A ciência ainda não sabe dizer com certeza o que leva o vírus a se reativar, mas os principais fatores são os seguintes:

  1. Stress
  2. Menstruação
  3. Alguma outra doença presente (faz baixar a imunidade)
  4. Prática de sexo prolongado
  5. Dormir pouco
  6. Algum trauma cirúrgico
  7. Comidas picantes
  8. Luz do sol (para herpes labial, pois os genitais estão quase sempre cobertos!)
  9. Alimentos com muita Arginina, como por exemplo, chocolate, sementes, nozes, castanha, amendoim, gelatina.

Fica aí a minha sugestão para que você também faça um tipo de controle como o meu, e tente descobrir quais são os principais fatores que podem fazer com que esse vírus se reative no seu caso.

Inclusive, não fique só neste tipo de anotação, o ideal é ter uma “ficha médica pessoal” ou uma pasta com todas as informações relativas a sua saúde. Anote as doenças que pegou, os remédios que tomou, exames clínicos, vacinas, consultas, etc.

Até breve,

Edu

35 comentários

  1. Fazem 3 anos que peguei herpes genital e ela é recorrente. Tenho de 1 a duas vezes por mes. Tomo lisina, aciclovir, nao bebo, nao fumo. Tento manter uma vida saudavel. Mas tenho transtorno de ansiedade e fazem 2 anos que tomo antidepressivo. Isso pode ser a causa da recorrencia? O que eu poderia fazer?

    1. Oi Maria,
      O stress emocional é um forte “gatilho” para reativar o vírus da herpes. Normalmente esse tipo de stress abala muito o sistema imune.
      Abs
      Edu

  2. edu, bom dia
    sou casado a 11 anos, nunca fiz este exame de hsv, e por natureza acabei fazendo e dei igg reagente e igm nao reagente, minha esposa olhei os ultimo exames dela, ela esta gravida, e não tem nada. Minha pergunta, antes sdeste relacionamento de 11 anos, tive varias pessoas com quem sai, será que posso ter contraido la atras e so desencadeou agora devido aop stress e baixa de imunidade ( tive febre e um resfriado forte que durou 1 semana ).

    1. Oi Alemão,

      Isso pode ocorrer sim. Muitas pessoas tem o vírus e não apresentam crises, ou as crises são bem fracas e elas não percebem a doença.
      Alguns só tem a primeira crise e não apresentam mais recorrências depois que desenvolvem os anticorpos.
      Outros (como eu) apresentam crises recorrentes que podem variar bastante de frequência ao longo da vida, mas a tendência é diminuir com o tempo.
      Por isso, sim vc pode ter pego lá atrás, e por uma diminuição do sistema imune o vírus se manifestou…isso é até bem comum.
      Abraços,
      Edu

  3. Edu, do que se trata esse tratamento supressivo que você fala? Minhas crises são bem recorrentes (a cada 15 dias), mas bem fracas. Eu raramente tenho podromes, o que faz com que eu nunca tenha certeza de quando a crise vem. Pensei em tomar aciclovir por um tempo para ver se diminui a incidência.

  4. Olá Edu.
    Primeiramente, parabéns pela sua grande contribuição a todos nós, você foi a fundo em estudar e compartilhar as informações que conseguiu obter. Deixe-me contar o que acontece comigo. Descobri que estava com Herpes genital há 90 dias. Tomo Aciclovir 400mg 3X ao dia continuamente desde que fui diagnosticado, como as crises desaparecem e reaparecem semanalmente estou preocupado. Tenho uma vida saudável, pratico musculação diariamente, não me estresso com facilidade, zero consumo de álcool, evito alimentos/suplementos que contenham Arginina. Tomo há um mês suplementação diaria de 500mg de lisina. Outra coisa que me deixou intrigado devido a diferença do que li relatos em seu blog, é que no meu caso não surgem bolhas, apenas úlceras pequenas que desparecem após uma semana sem formar “casquinha”. Já havia visto um caso assim? Será que há mais alguma coisa a fazer?

    1. Oi Roberto,
      Sim…pode acontecer de surgir diretamente as lesões. Acredito que depende da pele de cada um e também do local… por exemplo nas mulheres, quando aparece nas mucosas mais úmidas da vagina.
      Pelo que vi você já se cuida direito e essas crises não estão dando folga.
      Sugestões:
      -Verifique se seus treinos não são muito pesados?
      -Faça um exame de sangue completo e urina para ver se está tudo ok. Verifique vitamina D.
      -Dormindo bem e suficiente?
      No momento é isso que consigo pensar. O tratamento supressivo que vc faz deveria fazer efeito ainda mais aliado com as outras coisas. Mas é comum realmente que no início (alguns meses depois do primeiro contágio) o vírus se manifeste com mais frequência. Acredito que com um pouco mais de tempo vc terá melhores resultados.
      Abraços,
      Eduardo Rosadarco

  5. Descobri ontem que fui infectada. Entrei em desespero e a médica não ajudou muito. Fez hora da minha cara e não me explicou nada. Sair do consultório me acabando de chorar. Até agora estou sem acreditar e sem entender como isso aconteceu. Eu nunca tive uma relação sexual sem camisinha, mesmo morrendo de curiosidade para saber como seria sem. De nada adiantou essa merda de cuidado. Enfim, agora estou condenada a essa porcaria para o resto de minha vida. Por favor,e responda. É verdade que melhora a com o tempo? Foi menos. Quantas vezes, mais ou menos, isso costuma ressurgir. Espero que não seja muito recorrente porque foi demais.

    1. Oi “Mais uma”.
      Pelo que eu entendi a sua crise foi bem forte. Provavelmente foi sua primeira (que costuma ser muito mais forte mesmo). Isso pode indicar que vc se infectou recentemente e ainda não tinha anticorpos contra o vírus.
      – é difícil dizer quantas vezes o vírus pode reaparecer. Varia muito de pessoa para pessoa e depende também do sistema imunológico de cada um.
      – Se acontecer uma recorrência em você será bem mais fraca do que foi a primeira crise.
      – Sim… com o tempo as recorrência costumam diminuir de intensidade e frequência, mas existem exceções.

      Abs
      Edu

  6. Edu,
    Estou na minha segunda crise, essa muito mais intensa que a primeira, já fazia 45 dias sem uma crise, acredito que essa foi desencadeada pela menstruação estou muito preocupada, gostaria de saber se para amenizar as crises posso utilizar um chá caseiro que ajude a reduzir as crises tenho 20 anos sou super. nova e estou passando por um transtorno imenso,

    1. Oi Estrela,
      O ideal é vc usar um antiviral como o aciclovir.
      Eu já ouvi falar que o chá verde faz bem. Alguns usam até em compressas em cima das lesões. Porém a eficácia é questionável.
      Se vc quiser usar esse chá caseiro, vá em frente, porém recomendo de novo que paralelamente a isso vc também use o antiviral.
      Abraços,
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *