Quais são as fases de desenvolvimento de uma Vacina?

Vacina herpes genitalO desenvolvimento de uma vacina é um processo complexo e que consome muito tempo.
Antes de uma vacina ser aprovada, ela passa por um rigoroso processo de pesquisa seguido por muitos anos de teste. No final, apenas uma pequena porcentagem das vacinas candidatas progridem para o licenciamento, o que faz com que os custos de pesquisa e desenvolvimento de novas vacinas seja bem alto.
Basicamente, esse processo segue os estágios abaixo:

Ensaios pré-clínicos: Os estudos começam nos laboratórios onde os pesquisadores procuram a descoberta de antígenos relevantes e criam o conceito da vacina. Depois testam em tubos de ensaio e animais para avaliar a sua segurança e eficiência.

Fase 1: Aqui começa o desenvolvimento clínico, que é quando a vacina é testada em humanos. Os ensaios envolvem um pequeno número de voluntários que varia entre 20 a 50 pessoas. É avaliada a segurança e a resposta imunológica. Esta primeira fase pode durar de 12 a 18 meses.
(70% de taxa de sucesso)

Fase 2: Se a vacina apresentar bons resultados na fase 1, ela então passa aos ensaios da Fase 2 durante a qual ela é administrada em um grupo maior de pessoas (100 a 300) para avançar mais profundamente na sua segurança, efeitos colaterais e efetividade imunológica. Nesta fase é definida a melhor dosagem e período de administração e pode demorar cerca de 2 anos.
(33% de taxa de sucesso)

Fase 3: A vacina candidata que chega nesta fase é então estudada em uma escala maior, com várias centenas de pessoas (>1000), para avaliar a sua real eficiência e segurança. Isso pode levar de 2 a 5 anos. Se a vacina mantiver a eficiência e segurança pelo período definido, então o desenvolvedor poderá pedir às autoridades reguladoras a licença para produção da vacina para uso humano.
(25-30% de taxa de sucesso)

Mesmo depois de a vacina ser liberada para o uso geral, continuará existindo um acompanhamento para determinar seu uso em longo prazo e efeitos colaterais raros.
Tabela vacina herpes genital

Abraço a todos,
Eduardo Rosadarco

56 comentários

  1. Olá , tenho feito um tratamento , é longo, com um médico no Rio de Janeiro, o tratamento é caro , mas está valendo a pena ! Eu tomo Valaciclovir nos ciclos q ele passa, e Tbm ele aplica uma injeção de interferon uma vez por mês, e Tbm passou lisinia . Mas peço muito a deus todos
    Os dias que essa vacina venha logo e nos tire esse sofrimento.

  2. Infelizmente contaminei minha namorada. Pensei que poderia controlar essa doença, mas além de me enganar eu traí a confiança dela. Não sei o que fazer. Não sei como será o meu relacionamento daqui para frente, os planos de casar e viver juntos talvez já eram. Estou me sentindo um lixo, eu a amo muito, porém agora é arcar com as consequências.

  3. Fui infectada em 2009, não havia tido recidivas até a Abril, minha vida virou uma loucura, estou tendo crises de sete em sete, no máximo dez dias, alguém conhece algum bom médico em SP?

  4. Alguém já teve uma recidiva que durou mais que duas semanas?
    Estou com uma lesão que está diminuindo muito lentamente, fica avermelhada mas já fazem 16 dias e ela ainda está ali.
    Será que tem a ver com estar com sinusite? Li que quando temos algum problema de saúde concomitante, a crise só passa totalmente quando melhoramos o outro problema.
    Se alguém puder me responder, agradeço!

    1. OI Fe,
      eu já tive sim crises que demoraram um pouco mais.
      Tem a ver com nosso sistema imune, stress, intensidade da carga viral.
      Você está tomando antivirais para ajudar a sarar mais rápido?
      Att,
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *