Quais são as fases de desenvolvimento de uma Vacina?

Vacina herpes genitalO desenvolvimento de uma vacina é um processo complexo e que consome muito tempo.
Antes de uma vacina ser aprovada, ela passa por um rigoroso processo de pesquisa seguido por muitos anos de teste. No final, apenas uma pequena porcentagem das vacinas candidatas progridem para o licenciamento, o que faz com que os custos de pesquisa e desenvolvimento de novas vacinas seja bem alto.
Basicamente, esse processo segue os estágios abaixo:

Ensaios pré-clínicos: Os estudos começam nos laboratórios onde os pesquisadores procuram a descoberta de antígenos relevantes e criam o conceito da vacina. Depois testam em tubos de ensaio e animais para avaliar a sua segurança e eficiência.

Fase 1: Aqui começa o desenvolvimento clínico, que é quando a vacina é testada em humanos. Os ensaios envolvem um pequeno número de voluntários que varia entre 20 a 50 pessoas. É avaliada a segurança e a resposta imunológica. Esta primeira fase pode durar de 12 a 18 meses.
(70% de taxa de sucesso)

Fase 2: Se a vacina apresentar bons resultados na fase 1, ela então passa aos ensaios da Fase 2 durante a qual ela é administrada em um grupo maior de pessoas (100 a 300) para avançar mais profundamente na sua segurança, efeitos colaterais e efetividade imunológica. Nesta fase é definida a melhor dosagem e período de administração e pode demorar cerca de 2 anos.
(33% de taxa de sucesso)

Fase 3: A vacina candidata que chega nesta fase é então estudada em uma escala maior, com várias centenas de pessoas (>1000), para avaliar a sua real eficiência e segurança. Isso pode levar de 2 a 5 anos. Se a vacina mantiver a eficiência e segurança pelo período definido, então o desenvolvedor poderá pedir às autoridades reguladoras a licença para produção da vacina para uso humano.
(25-30% de taxa de sucesso)

Mesmo depois de a vacina ser liberada para o uso geral, continuará existindo um acompanhamento para determinar seu uso em longo prazo e efeitos colaterais raros.
Tabela vacina herpes genital

Abraço a todos,
Eduardo Rosadarco

56 comentários

  1. Desde que o uro disse que as lesões que apresento podem ser herpes (em abril de 2015), so tive uma relação sexual de lá pra cá. Tenho um medo do cão de transar com/sem camisinha mesmo sem apresentar lesões e transmitir pra alguma garota. O pior é que de vez em quando aparecem uns esqueminhas e tenho que dar um monte de desculpa ou sumir mesmo

  2. Boa noite Edu,

    Existe pessoas imunes a doença? Pois tenho relação sexual com uma pessoa sem camisinha e ele nunca pegou, sendo que já aconteceu de no dia seguinte da transa eu perceber uma feridinha ou a feridinha está no processo de cicatrização e fazermos sexo mesmo assim.
    Obs: Essa pessoa sabe que tenho a doença e ele optou por não usarmos preservativo.

    1. Só complementando meu comentário, nunca faço sexo com uma crise ativa, e quando digo que a ferida estava em processo de cicatrização, quero dizer que já estava seca. Tenho muito cuidado com isso e não quero que ele pegue essa doença!

      1. Continuando tenho 7 meses em relacionamento só transo com camisinha e nunca com lesão e pródomos nao estou fazendo tratamento supressivo pq nao tenho crises consecutivas e a pessoa até hj não apresentou nada. Porém não estou namorando sério com ele
        Estamos ficando não nos vemos com tanta frequência. No momento não quero me relacionar sério até sair o veredito final desta vacina.

    2. Lolo desculpa a pergunta, aonde aparece as bolas em vc na região genital?
      Eu peguei em setembro de 2014
      E nao sei se fico feliz ou triste
      Pq durante esse tempo todo so tive uma lesão no mesmo lugar só nasci uma bolinha aliás só fica vermelho a lesao sai uma aguinha ai tomo logo o aciclovir é no grande lábio esquerdo
      Esse ano ja tive 3 crises e só nasci nesse mesmo lugar fui ao gineco ele olhou nao tenho lesões na vulva nem internamente e fiz o exame com a lesão
      Ativa eu acredito que a minha é fraca e nao se compara com lesões das fotos que tem na Internet. Mês que vem vou fazer exames ginecológicos e pedir ao médico para passar o igg tipo 1 e 2
      Sou doadora de sangue e graças a Deus doei sangue esse mês e ja recebi minha carteira de doador monstrando que não tenho outras doenças sexualmente transmissíveis.
      Oro a Deus todos os dias para que chegue logo final do ano estou ansiosa para os rssultados provisórios da fase 2 da vacina.

      1. Oi Ninha, minhas lesões aparecem em lugares diferentes, perto da virilha, nos grandes lábios… Eu peguei a doença no final de 2014 também e já tive várias crises que já até perdi as contas. Agora estou fazendo tratamento supressivo, mas ainda não estou vendo muitos resultados. O “bom” é q as feridinhas sempre são pequenas e saram rápido. Já aprendi a conviver com isso, mas tenho muita fé q vai ser descoberto a cura!

  3. As meninas que tem herpes genital, vcs notaram algum ressecamento vaginal após adquirir o vírus?
    Estou notando isso e não sei se é sintoma da herpes ou se pode ser alguma outra coisa.
    Por favor meninas respondam 🙂
    Sabe oq mais estava pensando? Poderíamos fazer um grupo no Google para nossas discussões, como acredito que ninguém queira se expor com tudo isso, poderíamos usar emails fakes, alguém afim de encabeçar essa idéia? 🙂

  4. Olá Edu. Gostaria de conversar com você e tirar algumas dúvidas que tenho e minha médica não tirou. Se possível, poderia me informar seu e-mail? É muito importante para mim, pois sou nova e preciso muito de ajuda. Desde já, obrigada.

  5. Galera hj enviei um comentário no site da admedus vacina na opção contacte-nos, pedindo agilidade no processo e perguntando quando teremos uma resposta final a nível de comercialização da vacina se em 2016 ja estaria pronta.
    Sugiro que cada um faça o mesmo escrevendo e pedindo, pq várias pessoas entrando em contato ajuda e muito na conscientização de que queremos muito essa vacina para melhorar a Auto estima, o psicológico e o emocional.

  6. Olá!!! Edu você conhece algo sobre auto hemoterapia com ascaridil? Li em alguns post que ajuda melhorar o sistema imune.

  7. Acompanho o blog a um tempo…edu parabéns é o mais atualizado…essas novidades me deixa com MT esperança…vamos te fe q essa vacina saia logo…

  8. Olá galera! se tem alguém aqui deste blog, que participa do grupo do face “fita amarela” gostaria de saber quais são os pré-requisitos necessários, além de ser portador do vírus, para poder participar do grupo?

  9. Olá!!! Fiquei super feliz com uma matéria que li sobre um novo tratamento para hepatite c que proporciona até 90% de cura.A indústria farmacêutica evolui a cada ano, a nossa vez também vai chegar, se não for a cura um tratamento mais eficaz.Eu creio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *