Pritelivir se mostra mais efetivo contra a Herpes Genital do que o Valaciclovir

jama-logo
Olá,
Na edição de Dezembro de 2016 do Jornal da Associação Médica Americana (Jama) saiu uma publicação da Dra. Anna Wald e colegas sobre um estudo de comparação entre o uso de Pritelivir e do antiviral Valaciclovir (similar ao aciclovir) em pacientes com herpes genital recorrente.
A ideia da pesquisa era verificar se o Pritelivir seria mais eficiente para a supressão do “derramamento viral” em pacientes com herpes genital recorrente (HSV-2)
O resultado foi o seguinte: o estudo feito em 91 adultos com herpes genital recorrente mostrou que a percentagem de esfregaços genitais (amostras retiradas esfregando a pele dos genitais) detectados com o vírus HSV ao longo de 28 dias foi significativamente reduzida durante o uso de Pritelivir do que com o Valaciclovir (2,4% vs 5,3%).
Isso significa que o Pritelivir pode ser mais eficiente para a supressão da infecção genital do que o Valaciclovir, mas segundo o relatório, ainda é necessária mais pesquisas sobre a eficácia em longo termo e segurança.

http://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2593569

Abraços,
Eduardo Rosadarco

95 comentários

  1. Olá Edu,

    vou viajar à trabalho e justamente há 3 dias comecou uma crise, isso porque estou tomando antiviral há 2 meses seguidos…
    Tenho esse vírus há 17 anos e sofro como todos com esse maldito sem cura. As minhas crises recorrentes de herpes mudaram de uns tempos para cá, elas nao dao bolhas mas uma queimacao, doloridíssima e que nem a pomada Zovirax resolve. Meus nervos ficam à flor da pele, meu corpo cansado, nao sirvo para nada nesses dias.

    Obrigada pelo espaco para o desabafo, ajuda bastante, porque como li por aqui você dizer, a herpes genital é uma doenca silenciosa, muitos têm e nao contam. Descobri seu blog dia desses justamente procurando no Google um fórum sobre herpes vaginal, mas vi que infelizmente nao existe. Muito boa sorte à todos em seus tratamentos, porque meu corpitio acho anda cansado deles. Um abraco.

    1. Oi CE,
      É… ás vezes esse vírus nos atrapalha bastante. Essa de surgir um pouco antes de viajar já aconteceu comigo também. Fiquei bem chateado na época.
      Espero que vc fique bem.
      Abraços,
      Edu

  2. Alguém já teve queda de cabelo devido ao uso do aciclovir?? Meu cabelo está caindo muito. Estou desesperada.

    1. Oi Sol.
      Eu pessoalmente nunca tive nenhum problema com o aciclovir.
      Mas se vc está tendo este efeito colateral, então é melhor parar por um tempo e verificar se é isso mesmo.
      Queda de cabelo pode ocorrer por outros fatores também, por isso precisa investigar.
      Abs
      Edu

  3. TRATAMENTOS SUPRESSIVOS Pessoal que fez o tratamento supressivo poderia comentar os resultados ?? Valeu a pena ? Penso em fazê-lo e gostaria de saber de quem já fez…ABS

    1. Faço com Herpistal que é o genérico do valaciclovir. Pois o acíclocir não serve pra nada é farinha pura. Tomo meio comprimido todo dia junto com lisina 2 vezes ao dias e são raras as crises, antes era quase semanal. Tem um relação matemática muito simples quanto aos remédios… quanto mais barato mais lixo e os mais caros, mais eficazes. O Herpistal está no meio e custa em torno de 80,00 com 10 comp. Como eu divido no meio dura 20 dias mas é muito eficiente na questão de desaparecer com as feridas. São bem raras.

  4. Alguém sabe se é possível ter herpes com o IGG negativo?
    Herpes sem bolhas? Lesões que, em aparência, somem em horas? Em dias seguidos (apareceu, sumiu, o mesmo no dia seguinte)? Já fui a vários médicos, cada um diz uma coisa, ninguém resolve ou dá um diagnóstico definitivo.

    edurosadarco, você poderia me dar sua opinião?

    1. Oi Julia,
      Desculpe a demora na resposta.
      – Não é possível ter herpes com o IgG negativo. Assim que o vírus nos infecta, o nosso corpo já cria os anticorpos. (que são justamente o que ees teste detecta)
      Lembrando que o exame de IgG deve ser feito depois de pelo menos 3 meses. Antes disso existem casos em que pode dar um falso negativo.
      – Bom… existem pessoas que tem herpes genital e não tem crises. Ou suas crises são tão pequenas que até confundem com outra coisa. Dependendo do local onde a crise surge, principalmente nas mulheres, se for muito úmido como na parte interna dos lábios da vagina, então pode ocorrer não chegar a formar bolhas e sim direto as lesões pelo que sei.
      Espero que a essa altura vc já tenha conseguido um diagnóstico correto.
      Qualquer coisa escreva aí,
      Abs
      Eduardo Rosadarco

  5. Bom dia,
    Quería saber si alguem teve ejoo no início do tratamento supresivo, pois eu comecei há um mes e ha poucos dias comecei a ter enjoo. Não quero parar o tratamento pois estava esperanzada em que não tinha voltado o herpes. Alguem sabe se este efeto secundario e passageiro. Um dos medicos que fui me disse que não usara aciclovir por tanto tempo porque era muito , muito forte para o organismo.
    Edu, estou tentando comprar o libro mas nao estou conseguindo. Vou ver si por boleto consigo, aí voce manda na hora? ou como funciona?

    1. oi Juana,
      Eu nunca tive problemas com o aciclovir.
      Na verdade é um remédio bem tolerado pelo organismo e com um histórico científico bem conhecido pois existe desde a década de 80.
      Verifique se a dose que vc está tomando está correta e se o enjoo não tem relação com outra coisa.
      Ha.. vi que vc já comprou o livro … obrigado novamente.
      Abs
      Edu

      1. Edu, comecei o tratamento diário com Aciclovir e lisina 1000mg por dia, tomo o suplevit como polivitaminico
        Mas tenho notado que depois de todas as minhas crises continuo com algumas lesões pequenas que coçam absurdamente mil vezes mais que as crises de verdade! Será que a dose diária de Aciclovir não está agindo???
        Não sei mais o que fazer, perdi neu convênio e consulta no sus só pra agosto!
        Vi que pomada de propolis pode ajudar nas lesões sabe de algo sobre? Estou sem alternativas

        1. Oi Elen,
          Normalmente em uma crise de herpes a coceira vem no início, no local na pele onde irão sair as lesões na pele.
          Essas coceiras não costumam ser muito fortes a não ser na primeira crise (onde tudo pode ser diferente).
          Por isso acredito que no seu caso a crise pode estar levando a facilitar alguma infecção por bactéria ou fungo, mas não posso afirmar.
          Pode ser também que tenha acontecido de uma crise aparecer logo depois da outra.
          O ideal era vc tentar conseguir uma consulta antes.
          Já ouvi sim que o própolis pode fazer bem, mas acho que se for para passar alguma pomada tem que ser a específica para herpes com antivirais.
          abraços,
          Edu

      2. Obrigada Edu, muito bom o livro.
        O médico me sugeriu trocar de marca, eu estava tomando a do posto, e comprei uma outra na farmacia e passou o enjoo. Bem estranho, mas funcionou.
        Em quanto a dossagem e depois de ler teu livro pensei em tomar menos, (tipo 200 mg duas vezes) porque estava tomando 400mg duas vezes por dia, mas o médico me disse que era melhor manter a dossagem correta.
        Obrigada pela resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *