Pritelivir se mostra mais efetivo contra a Herpes Genital do que o Valaciclovir

jama-logo
Olá,
Na edição de Dezembro de 2016 do Jornal da Associação Médica Americana (Jama) saiu uma publicação da Dra. Anna Wald e colegas sobre um estudo de comparação entre o uso de Pritelivir e do antiviral Valaciclovir (similar ao aciclovir) em pacientes com herpes genital recorrente.
A ideia da pesquisa era verificar se o Pritelivir seria mais eficiente para a supressão do “derramamento viral” em pacientes com herpes genital recorrente (HSV-2)
O resultado foi o seguinte: o estudo feito em 91 adultos com herpes genital recorrente mostrou que a percentagem de esfregaços genitais (amostras retiradas esfregando a pele dos genitais) detectados com o vírus HSV ao longo de 28 dias foi significativamente reduzida durante o uso de Pritelivir do que com o Valaciclovir (2,4% vs 5,3%).
Isso significa que o Pritelivir pode ser mais eficiente para a supressão da infecção genital do que o Valaciclovir, mas segundo o relatório, ainda é necessária mais pesquisas sobre a eficácia em longo termo e segurança.

http://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2593569

Abraços,
Eduardo Rosadarco

95 comentários

  1. Boa noite Eduardo! Sabe me dizer porque as lesões mudam de lugar na área genital? As minhas apareciam apenas em um mesmo lugar, agora apareceram ao lado.

    1. Oi Marília,
      Quando o vírus da herpes se reativa ele usa as ramificações nervosas para se locomover. O local onde ele irá surgir depende justamente de qual ramificação ele percorre. Por isso é que uma crise pode surgir em diferentes lugares na área genital ou na face.
      Abs
      Edu

      1. Edu,
        Meu namorado apresentou os sintomas de herpes, procurou um infectologista e ele confirmou em uma anamnese, está tomando medicação disse que as lesões já estão cessando. Estamos a 6 meses mantendo relação, porém eu nunca apresentei nenhum sintoma em toda a minha vida, ele alega que sentiu os sintomas após a última transa que tivemos, eu porém não tenho lesões e nenhum sintoma, nem nunca tive. É possível eu não apresentar nenhum sintoma e transmitir? sendo que já mantemos relação a tanto tempo?

  2. Oi gente.. Aconteceu uma coisa horrível esses dias. Estou ficando com um cara há 1 mês. Esse final de semana ele viajou pra cidade que moro e achei que devia contar do herpes. Ele já tava pressionando para não usar preservativo e eu tava com medo de acabar cedendo e transmitir. Na hora que contei ele aparentou tá de boa, comentou que tinha o labial quando criança mas que nunca mais manifestou. Enfim.. Só que com o passar dos dias ele começou a evitar de ficar sozinho comigo e, quando ficava, evitava tocar em mim.Eu percebia que ele tava ali por obrigação. E nossa.. isso acabou comigo. Ontem ele voltou pra cidade dele, disse que tava com saudades pelo telefone. Estou super mal aqui,,, me sentindo um lixo, Eu sei que na cabeça dele também tá uma confusão, pois querendo ou nao, foi um balde de água fria. Tenho o vírus há quase 1 ano, mas pouco manifesta e eu ainda tomo aciclovir, vitaminas, chá de unha de gato.. tudo que eu ja vi que evita o surto, quando vou ter relações. Não sei o que faço.. será que devia ligar pra ele e tentar saber o que tá acontecendo na cabeça dele.. ou deixo pra lá e tento esquecer?

    1. Oi Tereza.
      Com certeza vc deve ligar para conversar com ele. Mas o ideal seria conversar pessoalmente.
      Como ele tem herpes labial, teoricamente ele deveria entender melhor a situação, mas mesmo assim ele ainda pode ter problemas para lidar com isso.
      Abs
      Edu

  3. Oi Edu, após um comentário exposto acima, fiquei com duvidas, será ️q vc pode me ajudar? Se uma pessoa tem herpes labial provavelmente Do tipo 1, ela pode ser reinfectada pelo tipo 2 na boca e os sinais se tornarem mais fortes nos lábios? E o contrário tb pode acontecer, uma pessoa ️q tem herpes genital de forma controlada, pode se reinfectar e os sintomas voltarem???

    1. Oi Chiara,
      Eu nunca soube de um caso em que a pessoa tem os dois tipos de HSV no mesmo local.
      Além disso, o tipo 2 é extremamente raro de infectar a área da boca.
      O que pode acontecer é de a pessoa ter o HSV-1 nos lábios e se infectar com o HSV-2 nas genitais.
      Abs
      Edu

    2. Pode sim, eu peguei a tipo ll tbm na boca , minha vida tá um inferno, nem Sara uma já estoura outra , tanto dentro da boca como nós lábios , a tipo l com os remédios não saia mais, a tipo ll mesmo tomando remédio supressivo , vitamina c, lavitan, vitamina D3, não resolve , e na vagina tbm sai toda semana ,estou arrasada só penso em me matar, me separei do infeliz do meu marido que me passou isso, e nunca mais vou poder ter alguém, não consigo ter paz um minuto, não consigo dormir , comer , minha vida é só chorar .

    3. Pode sim, eu peguei a tipo ll tbm na boca , minha vida tá um inferno, nem Sara uma já estoura outra , tanto dentro da boca como nós lábios , a tipo l com os remédios não saia mais, a tipo ll mesmo tomando remédio supressivo , vitamina c, lavitan, vitamina D3, não resolve , e na vagina tbm sai toda semana ,estou arrasada só penso em me matar, me separei do infeliz do meu marido que me passou isso, e nunca mais vou poder ter alguém, não consigo ter paz um minuto, não consigo dormir , comer , minha vida é só chorar .

    4. Pode sim colega , tome muito cuidado , são poucas pessoas que vi que pegou a tipo ll na boca, mas acontece sim, aconteceu comigo e posso dizer que acabou com. A minha vida, na genital ainda tô ando remédio da pra controlar o vírus , na boca é difícil controlar , mesmo sem bolhas os prodromes ficam o tempo todo é uma desgraça essa doença , sinto tanto ódio dele por me passar e da vagabunda que ele saiu, minha vontade é matar os dois , ou me matar pq viver desse jeito não dá mais

  4. Bom dia Edu!!!!

    Eu comprei o seu livro, e achei bem interessante …Ajuda bastante!! Mas gostaria de deixar meu relato aqui….Sou portador de HSV 1 e HSV 2.. recorrentes ….Já realizei todos tipo de tratamento …A HSV 1 responde muito bem ao tratamento …Um valtrex 500 MG por dia e 1 g de lisina …. E fantástico …Vida normal …. Porém o HSV 2… A forma avançada do vírus (mais agressivo …Mais ativo ….) Não responde em nada com os tratamentos …Já utilizei Vit C, polivitaminico, durmo bem, me alimento, prático esporte … E desde q peguei este vilão nunca mais passei um dia sem sentir ele …Hora são bolhas ..Hora são os prodomes…. Minha esposa tb tem …Mas os sintomas são mais brandos …A labial não se manifesta …e a genital muito de leve ….
    Dae acreditando q o tipo HSV 2 não se aloja na boca …Acabei fazendo sexo oral …E para minha surpresa …o vírus 2 se alojou na boca …..Resumindo agora vivo com prodomes e bolhas …Recorrentes na boca e no genital …. Mesmo com tratamento …Supressivo … Então gostaria de salientar aos irmãos …Q tomem cuidado …Este vírus tipo 2 é bem agressivo …Resistente a antivirais e simm…Pode se alojar na boca ou nos genitais …E não somente o tipo 1 (forma mais branda do virus).

    Do exposto …Uma coisa q me atormenta agora …Como bjar minha filha …. Ou até mesmo minha esposa ….O tipo 2 nao se alojou na boca dela ….Mas se ficar Bjao ela …Posso acabar passando …..Ou outra pessoa no rosto …(vida normal como ?????) se o pensamento fica na cabeça ….. Vivo num sofrimento constante ….. As vezes penso …Devo me afastar …Pois ..Posso provocar mais mal … Já imaginou se minha pimpolha pega este HSV 2…O estrago q isso pode dar …Não me perdoaria …..

    Edu ou qualquer outro colega q quiser mencionar algo …Agradeço …Estou procurando na fé o conforto espiritual mas está bem difícil …Amo minha família ….Mas como viver normalmente …

    Sou dá área da saúde …E vivo pesquisando …Estudos sobre isso …Minha fé no homem é pequena ….as indústrias farmacêuticas não querem a cura …. Só q o HSV2 já apresenta resistência aos antivirais …No meu caso …Nem aumentando a dose …Os prodomes melhoram …. Ardência labial ….Coceira ..

    1. Manda teu email que agente conversa, tenho exatamente a mesma situação que você. A mesma coisa hsv 2 genital e labial , esposa do mesmo jeito.

      1. Meu amigo, tudo bem???? Tens como me chamar no watts novamente ou me enviar email??? Infelizmente fui assaltado e perdi meus contatos…inclusive o seu…fraterno abraço…. tenho algumas novidades….

      2. Oiiii… Meu amigo !!!! E o Jorge, fui assaltado e perdi seu contato me manda um email ou msg no watts..abraço….

    2. nossa cara, que sinuca de bico, e eu que tava mal por ter no penis… más comigo é diferente pois sinto o formigamento as vezes nos labios (muito de vez em quando) má nunca passa disso… graças a Deus… já no penis de sois em dois meses ja posso fazer as honras para a visita indesejada… não tomo medicamentos pois não estavam fazendo efeito algum. como vc mesmo disse a fé nos homens pra mim ACABOU faz tempo… bando de egoístas avarentos que só pensam em si. más Deus está olhando tenho certeza… sinto o virus passeando abaixo dos testiculos, INCRIVEL!! a vezes me acorda e tenho que dar umas coçadas pra ver se para. isso é uma tormenta sem fim… que Deus nos ajude.

      1. Júlio em mim fica queimando o tempo todo , um gosto horrível de pus ,… A língua branca …muito ruim isso ..só Deus mesmo ,

    3. O tipo ll pega na boca sim ,meu ex me passou pelo beijo ,primeiro me passou o tipo l na boca e na vagina, disse que pegou bebendo água no copo na casa de alguém eu boba acreditei , mas comecei a tomar remédio supressivo e não saia mais na linha boca , na vagina só tinha saído uma vez , pelo que o médico me disse como não era a área do vírus dificilmente os sair na vagina , pra minha surpresa em janeiro ele me passou a tipo ll na vagina , foi aí que descobri que ele tinha uma amante , possivelmente pegou dela , e logo passou pra minha boca através do beijo , pq não fiz oral nele ,ou seja os dois tipos pegam na boca e na genital sim , tinha lido em algum lugar que os dois vírus não se alojavam no mesmo lugar , isso não procede pois sou prova disso e vc tbm como disse aí no seu depoimento acima colega , agora não sei o que faço pois me separei e sei que minha vida vai ser ficar sozinha , pq na genital ainda algumas pessoas aceitam , agora na boca acho muito difícil , a tipo l sim seu que aceitam , mas agora a tipo ll??? Eu sinto tanto nojo de mim, choro dia e noite , parei de viver , vivo numa tristeza imensa , na vdd só penso em tirar logo esse sofrimento , só queria minha vida de volta , sempre fui tão cuidadosa com minha saúde , e por culpa dele estou vivendo esse inferno ..
      Só penso em acabar com minha vida , pq viver assim nesse sofrimento dói demais …desculpa o desabafo …

  5. Olá Edu, então o preservativo feminino seria uma opção mais segura a ser usada durante a relação? será q existe uma camisinha especial pra homens que tem herpes, tipo uma que consiga envolver de forma efetiva toda a região peniana, como envolve a camisinha feminina, no caso da mulher?
    rafaza1507@gmail.com me add no grupo do face, por favor

    1. Oi Rafa,
      Os preservativos ajudam bastante a evitar a transmissão mas nenhum irá cobrir toda a área por onde o vírus pode estar transmitindo na pele.
      As crises podem surgir em outras partes como no saco, ânus. O vírus pode ser “carregado” por fluídos de secreção para outras partes da pele onde pode existir atrito.
      Mas é o seguinte… se vc fizer sexo somente quando não existirem sintomas ou crise e além disso usar preservativo será extremamente difícil de transmitir ao parceiro. Esse é o melhor método para evitar a transmissão.
      Abs
      Edu

  6. Olá Edu tenho uma dúvida muito grande
    Tenho o herpes genital meu ginecologista fala que posso ter relação sexual sem preservativo quando eu não tiver lesão nenhuma que não corro risco nenhum de transmitir o vírus protegido meu parceiro mais esses dias fui ao hospital e uma ginecologista mulher me falou que não posso ter relação sem preservativo porque passo o vírus sim mesmo sem lesão e ela falou também que até com preservativo posso passa o vírus fiquei muito preocupada pois namoro e me cuido muito pra nao transmitir esse virus pró meu parceiro pois ele nao sabe que tenho essa doença
    E quando tenho lesões nao tenho relação pois sempre falo que tô menstruada
    Me ajude pois estou desesperada
    É muito triste

    1. Oi Cá,
      Nunca transar com a menor dúvida de sintomas. Nem mesmo com camisinha. Assim vc diminui drasticamente o risco de transmissão. Infelizmente existe uma chance de transmitir o vírus mesmo sem nenhum sintoma. Isso chama-se transmissão assintomática, porém é bem mais difícil de acontecer.
      O preservativo ajuda MUITO a evitar a transmissão porém só não é 100% seguro no caso da herpes genital porque ele não cobre toda a área da pele onde pode surgir uma lesão e onde pode existir secreções com o vírus durante o ato sexual com atrito pele-pele ou pele-mucosa.
      Abs
      Edu

    2. Vc corre o risco de transmitir sem preservativo sim, pq todas as vezes em que fiz com meu namorado ele não estava tendo crise não tenha nenhuma ferida ou bolha… um mês depois que começamos a nós relacionar sem preservativo eu fui contaminada, des de então tenho crises todas as semanas….

    3. Vc corre o risco de transmitir sem ter crises sim, pq todas as vezes em que fiz com meu namorado ele não estava tendo crise não tinha nenhuma ferida ou bolha… um mês depois que começamos a nos relacionar sem preservativo eu fui contaminada, des de então tenho crises todas as semanas….

      1. Acho muito dificil pois ja tive relacionamentos sem lesoes e nunca passei .hoje tenho um filho e ea minha esposa nao tem .

  7. Olá bom dia!
    Desculpe se a dúvida é básica mas esse medicamento pritelivir ainda está em pesquisa?
    Obrigada, um abraço

  8. meu deus olhe pra nos nos dar a segunda chance …. quanto sofrimento qui virus desgraçado qui nao morre em nosso organismo .por favor senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *