Pritelivir se mostra mais efetivo contra a Herpes Genital do que o Valaciclovir

jama-logo
Olá,
Na edição de Dezembro de 2016 do Jornal da Associação Médica Americana (Jama) saiu uma publicação da Dra. Anna Wald e colegas sobre um estudo de comparação entre o uso de Pritelivir e do antiviral Valaciclovir (similar ao aciclovir) em pacientes com herpes genital recorrente.
A ideia da pesquisa era verificar se o Pritelivir seria mais eficiente para a supressão do “derramamento viral” em pacientes com herpes genital recorrente (HSV-2)
O resultado foi o seguinte: o estudo feito em 91 adultos com herpes genital recorrente mostrou que a percentagem de esfregaços genitais (amostras retiradas esfregando a pele dos genitais) detectados com o vírus HSV ao longo de 28 dias foi significativamente reduzida durante o uso de Pritelivir do que com o Valaciclovir (2,4% vs 5,3%).
Isso significa que o Pritelivir pode ser mais eficiente para a supressão da infecção genital do que o Valaciclovir, mas segundo o relatório, ainda é necessária mais pesquisas sobre a eficácia em longo termo e segurança.

http://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2593569

Abraços,
Eduardo Rosadarco

95 comentários

  1. Olá Edu
    Tenho 3 dúvidas: 1- Sabe se alguem que fez a imunoterapia conseguiu reduzir as crises? Fui numa imunologista que me recomendou.
    2 – sabe de alguma mulher que consegui parar de ter crises todo mes por causa da mestruação usando anticoncepcional de uso continuou ou Diu com mirena?
    3 – existe algum grupo sobre o assunto?

    Obrigada!

    1. Oi Ana,
      1- Não sei se funciona. Acho que não, devido a poucos relatos em todos esses anos. Nunca encontrei nem li algum estudo controlado sobre isso. Porém se sua médica receitou acho que pode ser uma tentativa válida para quem tem crises frequentes. Acredito que mal não irá fazer. Tudo o que reforça o sistema imune pode ajudar.
      2- Parar de ter crises acho difícil. Mas pode diminuir a frequência pois a menstruação é um fator que sabe-se que enfraquece o sistema imunológico e pode contribuir para aparecerem crises mais frequentes em algumas mulheres.
      3- tem o grupo “Fita Amarela” no Facebook, mas não controlo nem fui eu que criei.
      Abs
      Edu

  2. A minha vida se resumi a antes e depois dessa doença. Tomo aciclovir todos os dias. Tenho uma crise por mês. Todo mês é certo que ela irá aparecer, bem suave. Mas só de saber que tenho esse vírus fico louca e nunca mais fui uma pessoa feliz. Peguei de um homem bonito e bem sucedido assim com eu. Usando preservativo. Às vezes tento me focar que poderia ser algo piorcomo aids ou hepatite. Engraçado que tenho vários amigos com herpes labial mas nada tanto recidivo quanto a nossa. Só fico imaginado quando eu for idosa como farei com tudo isso rs, imagina levar isso até o final da vida? Muito triste.

    1. Quando Deus muda nossos planos, é porque algo vai melhorar… Confie!Que tenhamos força para lutar as batalhas da vida.

      Que tenhamos fé para vencer.

      Que tenhamos ânimo para jamais desistir.

      Que tenhamos esperança para que tudo dê certo.

      Que tenhamos Deus para estar a frente de tudo, e fazendo o melhor por nós.

    2. Tbm me imagino de idade alguém além de cuidar de mim,cuidar da minha herpes….cancela,cancela nossa cura vai sair!

  3. Tenho vergonha desse maldito vírus. Me sinto um lixo e incapaz de me sentir normal. Tenho crises de choro e desespero só de pensar em ter que contar para quem eu for me relacionar sério. Tenho esse lixo há uns 10 anos e ódio de ter passado por isso e saber que ninguém descobre nada para acabar com esse maldito.
    Me sinto suja.

    1. R. minha querida vc não é suja… é uma flor linda que Deus plantou aki na terra… com certeza vai encontrar alguem especial que entenda o seu caso assim como eu encontrei e sou muito feliz hoje com ela… fé em Deus que tudo dá certo.

    2. Não desanime tente o valaciclovir
      Diariamente com metade do comprimido junto com lisina manipulada. O valaciclovir pode ser o genérico da Germed (herpistal) e vá num Dermartologista especializado em herpes. Se informe sobre injeções de Alfainterferona para aumentar sua imunidade. Tenha calma. Também já passei por esse momento de pensar que nada adianta e com esses cuidados que te falei melhorou muito. Aciclovir é fraco para quem tem crises frequentes. Infelizmente só os remédios mais caros fazem efeito. É a indústria da exploração que não tem interesse em melhorar nada e sim sugar os recursos de quem precisa. Não desanime. Vai melhorar sim. Se vc for do RJ procure o Dermartologista Omar Lupi. Ele é especialista no caso e com certeza vai te ajudar muito. Fé

    1. Oi Joana,

      Eu não tive experiência pessoal com isso, porém pesquisei bastante e na minha opinião não é eficiente.
      E com certeza não mata o vírus, ou seja, podem ocorrer recorrências depois.
      Att,
      Edu

  4. Pessoal, alguém pode me descrever como é a ferida do herpes genital? Eu acho que contraí o vírus há 5 anos, mas desde então nunca tive sinais, e olha que procuro sempre, de forma até paranoica. Estou namorando agora e quero contar para minha namorada mas antes gostaria de ter certeza que tenho a infecção.

    1. Amigo a melhor maneira e ir ao profissional na area e fazer exames .Temos experiençia infelizmente com a herpes , mais possa ter outras doenças que pode ter feridas semelhante ,

  5. Tenho o vírus ja a um ano e meio. No início tomei antiviral (aciclovir). Mas agora só uso a pomada quando tenho crises pois não tenho como comprar em comprido sempre por ser MT caro. E tenho uma ou duas crises todo mês. Alguém indica uma vitamina de lisina nome ou em site ? Ou outro método pra diminuir as crises.

    1. Oi Let
      Eu manipulo lisina de 500mg em farmacias de manipulação .
      Não precisa de receita médica.
      Tenta vitamina C com zinco 3 x na semana
      E lisina 2x ao dia ( em jejum ou 1hora depois de comer) .
      Aqui na minha cidade compro 3caixas de aciclovir de 200mg e ganho outra caixa ,na farmacia do trabalhador, que dar por mais ou menos uns 35 dias de tratamento. Tomo aciclovir 3x ao dia.
      Como minhas crises agora são frequentes irei aumentar a dose para 400mg 2x ao dia.
      Aciclovir de 400mg é bem mais cara,mas vou tentar, fazer o quê?!
      Saúde para vc !

  6. Edu Boa tarde !!!!
    Pelo seus anos de experiençia nesse assunto ,voçe acha que o virus possa agir diferente em algumas pessoas? Porque conheço pessoas qui as historias sao diferentes em relaçao ao virus .uns falam que nao aparece lesoes e sim dor e qui ja passou para (OA) parceira por assitomatizaçao .ja outros ja aparece como no meu caso . qual sua opiniao sobre isso ?
    um abs

    1. Oi Alex,
      Com certeza o vírus age diferente em cada um. Por isso existe tanta diferença na frequência de crises e sintomas que cada pessoa tem.
      Acredito que o risco transmissão também varie bastante.
      Abs
      Edu

  7. Olá Edu
    Sou portadora do virus herpes genital há 1 ano e 2 meses.
    Tinha crises frequentes, e comecei a fazer uso de aciclovir 200mg , 3x ao dia, vitamina C com zinco 3x na semana e lisina 500mg: 2x ao dia. E houve uma diminuição nas crises.
    Faço musculação, alimentação saudável. Porem sou um pouco estressada, mas tem dias que tiro um tempo para mim.
    Acontece que no mês de Fevereiro, ganhei um pote de Whey protein isolado, que tem na sua composição Arginina, usava 2x por dia.
    A crises foram constante, mesmo usando o aciclovir, cortei a lisina de 500mg, por causa do whey que tinha lisina. ( Figuei com receio de usar tanta lisina).
    Acabou o suplemento há mais de 15 dias, e as crises continuam, voltei a usar lisina, e estou tomando complexo vitaminico, uso vitamina E prescrito por uma mastologista ( para outra queixa de saúde), sem falar do uso do aciclovir 200mg: 3x ao dia.
    Esse tratamento supressivo, já vai completar 1 ano. E ando meio sem entender motivos dessas crises, termina uma, vem outra em seguida. Uso pomada aciclovir nas lesões.
    Estou pensando em mudar a dosagem para aciclovir de 400mg e usar 2x ao dia.
    Ando calma, sem estresse. Mas essas crises, fora o incomodo que sinto, fica dificil viver assim.
    O que posso fazer a mais ? Um grande abraço e saúde para todos nós !!!

    1. Mel poderia me indicar esse whey com lisina por gentileza! É que tenho vergonha de falar do problema para meu instrutor e pedir uma indicação. Uma vez tomei termogênico que tem cafeina que também ajuda na proliferação do virus e logo no outro dia tive crise.

      1. Oi, na verdade todo Whey tem arginina e lisina na sua composição.
        Lisina em grandes quantidades em alguns mais ainda com arginina. Acho que por isso as minhas crises foram constantes.
        Eu vou fazer um testes proximo mês, aumentar a dose de 200mg para 400 mg de aciclovir, vitamina e, vitamina c com.zinco e ver um sumplemento Whey.
        Irei fazer exames de rotinas, tb.
        E comparar se tem haver as crises com algum problema de saúde, ou o uso do suplemento .

      2. Alice não precisa vc comentar isso com seu instrutor. Procurei alternativas, creatina : tem arginina, Whey protein tem arginina. Pensei Bcca que não tem arginina, porem não tem aquele efeito desejado usado sozinho.( Eu acho, pelo o que li) , se alguem souber , por favor comente.
        Só usei um Whey ate hoje, (100% iso whey, pron2) estou tão chateada, por quer queria um corpo definido, e não me conformo. Depois que usei, tenho crises frequentes, toda semana.Tb tem a dieta, mas tenho uma vida corrida, e não consigo comer a cada 3 horas.
        Alguem usa Whey protein? Tem reações com ele? Por favor comente.

      3. Todos os wheys tem quantidade superior de lisina e bem mais inferior que arginina. (Em média 4gramas para cada 1grama de arginina)Então de boa gente. A lisina está presente no frango em quantidade bem alta, e tbem no leite e feijão. Dependendo da sua dieta e whey protein nem precisa suplementar com lisina. Faz uma pesquisa na net ai que vc vai ver. A quantidade de lisina que eu temo segundo o calculo é 10 vezes maior que o indicado pelo Edu.

    2. Oi Mel,
      Acho que a sua idéia de aumentar a dose é válida. Eu tentaria a mesma coisa por um tempo.
      Para as mulheres, uma coisa que sempre falo é verificar se a menstruação não está influenciando em ajudar para iniciar novas crises. é que ela costuma baixar bastante a imunidade no período.
      Arginina não é bom mesmo. A vitamina C e lisina que vc está tomando está ok. Vitamina(E) também ajuda bastante o sistema imune.
      Alguns meses atrás eu fiz um exame de sangue e vi que eu estava com deficiência de vitamina(D)! Comecei a tomar suplemento tmb.
      Eu nem tinha idéia de que isso estava acontecendo comigo… pouco sol.
      Por isso agente tem que ir investigando sempre.
      Obs: Sempre cuidar para tomar a a quantidade correta de vitaminas e não exagerar.
      Ha aquele Whey… o problema é que é tomado com frequência, então mesmo que seja pouca Arginina, por causa de ser tomado várias vezes pode dar problema eu acho.
      Abs
      Edu

    3. oi moça…. aki, pra mim esses antivirais são todos placebos…apenas aproveitam nossa fraqueza pra faturarem

  8. Olá Edu, gostaria de compartilhar meu caso, vou fazer um ano que contrair hsv2 e desde então não consigo me envolver com mais ninguém, a pressão psicológica de passar essa doença para alguém é muito grande, então resolvi me afastar de relacionamentos. Quando fui diagnosticado com a doença, constou no exame IGM 0,78 e 4 meses depois refiz o exame e deu IGG 1,5, minha dúvida em relação esses dados é, será que tenho herpes do tipo crônica ou latente, pois desde que tive a primeira crise, nunca mais apareceu nada em mim ou sintomas característicos, assim como aparentemente não tenho cronicidade e vejo que a taxa de anti corpos são baixas, quais os reais riscos que tenho de passar essa doença para alguém em comparação a alguém que tem herpes recorrente, pois meu maior medo assim como da maioria é de passar sem saber que esta com o herpes ativo na pele no momento do sexo.

    Por favor me add no grupo do face, preciso me socializar e conhecer mais pessoas que vivem com esse problema, meu face: rafaza1507@gmail.com

    1. Oi João,
      Se vc não tem crises frequentes então isso é bom. A chance de transmitir é infinitamente maior quando existe algum sintoma ou crise presente no momento do sexo.
      Existe uma chance de transmissão assintomática mas é bem baixa (se realmente não existir nada).
      Recomendo somente que nunca deixe de fazer aquela verificação básica dos genitais antes do sexo.
      Outra coisa é que muitos que dizem que não tem crises podem na verdade ter crises bem pequenas e até não perceber. Por isso tem que ficar de olho sempre.
      Tirando isso, fora de uma crise é bem difícil de transmitir, principalmente se vc ajudar ainda mais usando preservativo.
      Ha…Não deixe de se relacionar por causa disso. O negócio é se adaptar e cuidar e ser responsável e tocar a vida para frente.
      Abs
      Edu

    2. Pelo que eu já li, esse IGM é negativo. E esse IGG indeterminado.

      Muitas pessoas que tem herpes, tem dessa forma: só a primeira crise sintomática e não mais porque o corpo produz anticorpos e segura as demais. Outras pessoas nem mesmo tem a primeira crise sintomática.

      Mas, não tendo crises ou desconfortos, é mais se preocupar com o uso de preservativo.

  9. Olá, tenho esse terrível vírus faz três anos e com sintomas e bolhas praticamente três vezes no mês. Já usei lisina, aciclovir, Enax e nunca passei um mês sem os sintomas. Passei a usar gerilon duas vezes ao dia e um comprimido de aciclovir ao dia e os sintomas reduziram bastante, passo meses sem ter e quando tenho, são bem leves. Edu vc já ouviu falar sobre essa nova vacina que está sendo desenvolvida chamada trivalente? Ela teve uma eficiência de 98% em macacos e parece que já vão começar os testes em humanos.

    1. Oi Rodolfo,
      Eu vou dar uma olhada mais a fundo nessa vacina e depois coloco um post aqui.
      Os suplementos de vitamina podem ajudar sim em alguns casos. Quem sabe vc estava com deficiência em alguma vitamina.
      Bom que vc conseguiu estabilizar estas crises.
      Abraços,
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *